9 PASSOS PARA ABRIR UMA EMPRESA DO ZERO E LEGALMENTE

Описание к видео 9 PASSOS PARA ABRIR UMA EMPRESA DO ZERO E LEGALMENTE

🤩Já sabe como criar uma empresa do zero e quer começar hoje mesmo? Clique no link para usar a Nuvemshop de graça, por tempo indeterminado: https://www.nuvemshop.com.br/partners...

👉 Tutorial de como abrir uma empresa no formato MEI: https://www.nuvemshop.com.br/blog/com...

Se você quer conhecer todos os passos de como abrir uma empresa, neste vídeo, a Tati Rezende, Diretora Financeira da Nuvemshop, separou 9 dicas para te ajudar nesse caminho. É um tutorial completo de como abrir uma empresa do zero e dentro da Lei para evitar problemas burocráticos no futuro. Papel e caneta em mãos? Então anote as nossas dicas de como abrir uma empresa!

⏱ TIMESTAMP:
00:00 - Introdução
00:24 - 1. Tenha um Plano de Negócio para abrir sua empresa
00:52 - 2. Defina a natureza jurídica e o regime tributário
01:15 - 3. Crie o seu contrato social
02:11 - 4. Crie o registro na Junta Comercial
02:38 - 5. Abra o seu CNPJ
03:13 - 6. Faça a inscrição estadual ou municipal
03:56 - 7. Consiga os alvarás e as licenças para funcionar
04:53 - 8. Faça seu cadastro na Previdência Social
05:22 - 9. Registre a sua marca antes de abrir a sua empresa

1. Tenha um Plano de Negócio para abrir sua empresa
Dentro desse documento, considere pontos como o nome da sua empresa, o seu ramo de atividade, o público-alvo que você pretende atingir, seu tipo de produto ou serviço, seus concorrentes, os canais de venda e outros pontos importantes do seu planejamento financeiro e de marketing.

2. Defina a natureza jurídica e o regime tributário
Independentemente se você pretende abrir uma empresa individual - como uma MEI ou EIRELI - ou uma sociedade - que pode ser uma LTDA ou uma SA, por exemplo -, ter o apoio de um contador vai ser fundamental para decidir o melhor caminho para o seu negócio.

3. Crie o seu contrato social
O contrato social é um dos documentos obrigatórios para abrir uma empresa. Nele devem constar diversas informações como dados pessoais de todos os sócios; a denominação, o objeto e a sede da empresa; o capital social para começar as atividades; a descrição da participação de cada sócio e suas responsabilidades individuais.

4. Crie o registro na Junta Comercial
A Junta Comercial e o Cartório de Registro de Pessoa Jurídica são os dois órgãos responsáveis pelo registro de atividades empresariais no país. Geralmente, quem faz esse trâmite é o próprio contador, que já tem a experiência necessária para agilizar todo o processo.

5. Abra o seu CNPJ
A integração digital entre as Juntas Comerciais e a Receita Federal já permite que o CNPJ seja solicitado automaticamente depois do registro da empresa em alguns estados. Se esse não for o seu caso, você terá que solicitar o cadastro na Receita por meio de uma Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica. O registro do CNPJ é feito exclusivamente pela internet, no site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br) e por meio do Documento Básico de Entrada, disponível no portal Redesim (https://www.gov.br/empresas-e-negocio....

6. Faça a inscrição estadual ou municipal
Se você for abrir uma loja, seja física ou virtual, vai ter que fazer a inscrição estadual para recolher o ICMS, que é um imposto de competência dos estados. Isso geralmente é feito pela internet na Secretaria da Fazenda do seu estado. Agora, se você for abrir uma empresa de prestação de serviços, terá que fazer a inscrição municipal, já que o Imposto Sobre Serviços é recolhido pelas prefeituras.

7. Consiga os alvarás e as licenças para funcionar
O alvará de funcionamento é o documento emitido pela prefeitura que autoriza o início das operações. A boa notícia é que, depois da Lei da Liberdade Econômica, vigente desde setembro de 2019, todas as empresas que exercem atividades de baixo risco não precisam mais desse alvará para funcionar. Agora, se a sua empresa exerce uma atividade de alto risco, você vai precisar passar por uma vistoria e um processo de fiscalização da prefeitura. Já as licenças são obrigatórias para empresas que tenham atividades envolvendo riscos ambientais e trabalhistas.

8. Faça seu cadastro na Previdência Social
Essa etapa é obrigatória para registrar o negócio junto ao INSS, mesmo que a empresa não tenha funcionários. Este cadastro permite que você cumpra as obrigações trabalhistas e previdenciárias, como o pagamento do INSS Patronal e o envio de informações dos colaboradores pelo sistema eSocial.

9. Registre a sua marca antes de abrir a sua empresa
Este registro deve ser feito no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (https://www.gov.br/inpi/pt-br), o INPI, e impede que qualquer pessoa utilize o nome ou logotipo do seu negócio sem autorização. Além disso, esse registro garante seus direitos sobre o uso da marca.

#nuvemshop #comoabrirumaempresa

Комментарии

Информация по комментариям в разработке