O desenvolvimento da ciência na modernidade: Copérnico, Kepler, Galileu e Newton.

Описание к видео O desenvolvimento da ciência na modernidade: Copérnico, Kepler, Galileu e Newton.

O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA: COPÉRNICO, KEPLER, GALILEU E NEWTON.

Vários fatores sociais impactam diretamente na mentalidade de um novo tempo. No caso da passagem do século XVI para o XVII acentua-se a Guerra dos trinta anos; a redução de Impérios a Estados; a consolidação da burguesia; a Companhia das Índias Orientais e Ocidentais (comércio marítimo); capitalismo; o surgimento das indústrias e das novas aristocracias.

Esses acontecimentos fazem com que a confiança na razão seja a marca do pensamento moderno. Não há mais uma única organização social, a realidade se mostra de forma plural, sendo assim, a razão tem a tarefa de ordená-la. Isso será feito mediante a reprodução e representação (tornar de novo presente).

Sob essas prerrogativas observaremos o desenvolvimento da ciência. Nesse início 4 grandes nomes ganharam enfâse, são eles: Copérnico (primeiro a defender o sol como centro do universo); Kepler (3 leis do movimento planetário); Galileu (observação dos astros e as leis do movimento); e Newton (considerado o grande pai da física moderna por desenvolver e demonstras teorias que ficaram conhecidas como “leis de Newton”).

Nicolau Copérnico (1473-1543) foi um eclesiástico polonês, em 1500 ocupou a cátedra de matemática em Roma, no ano de 1503 voltou para sua terra natal, onde foi eleito cônego de Frombork. Desde então passou a se dedicar ao combate aos alemães e no seu ócio estudava astronomia. Daí passou a considerar a hipótese de que o sol se encontra no centro do universo por meio de cálculos matemáticos e a terra possui movimento duplo, isto é, a rotação diurna e uma revolução anual ao redor do sol. Isso fez com que sofresse censura eclesiástica, mas escapou da condenação. Sua principal obra foi “De revolutionibus Orbium Colestium”.

Kepler (1571-1630) foi assistente de Tycho Brahe, que elaborou um catálogo de estrelas com base em observações planetárias. Dessa base, Kepler construiu suas grandes contribuições. De início, ele adotou a teoria heliocêntrica e teve como grande feito a descoberta das 3 leis do movimento planetário, que são 1º os planetas descrevem orbitas elípticas, das quais o sol é um foco; 2º a linha que une um planeta ao sol cobre áreas iguais em tempos iguais; e 3º o quadrado do período de revolução de um planeta é proporcional ao cubo da distância média entre ele e o sol.

Galileu (1564-1642) é um dos principais pais de física moderna. Uma das suas grandes descobertas foi sobre a aceleração, que consiste no movimento uniforme em linha reta. Isso quer dizer: todo corpo em movimento tende a continuar se movendo a menos que uma força contrária o faça parar. A causa do movimento está na força aplicada ao objeto. Além disso, Galileu estabeleceu a lei dos corpos cadentes. Ela se refere ao fato de que a aceleração de um objeto em queda livre é constante, a menos que algo interfira. Essa lei é comprovada em 1654 com a bomba de ar. Em outras palavras, Galileu demonstrou que aquilo que forma a substância (objeto) cairá na mesma velocidade da demais independente da substância, caso não sofra nenhuma resistência. Ou seja, um bloco de cimento maior e menor cairão na mesma velocidade. Desse modo, a velocidade constante de um corpo em queda de tamanho diferente, porém da mesma propriedade permaneceria constante, entretanto seria acrescida uma velocidade vertical que aumentaria de acordo com a lei dos corpos cadentes. No aspecto observacional, após saber da possibilidade do telescópio, Galileu construiu um e iniciou sua observação sobre a via láctea. Foi condenado pela inquisição por defender o heliocentrismo, mas abriu mão do que defendia alegando que a história não carecia de um novo Sócrates.

Newton (1642-1727) levou a cabo as teorias dos seus predecessores e obteve êxito no reconhecimento da sociedade. Sua grande contribuição inicial foram suas 3 leis: princípio da inércia; a força; ação e reação. As duas primeiras tinham sido desenvolvidas por Galileu. Além disso, Newton demonstrou que as 3 leis de Kepler representam o movimento dos planetas em direção ao sol que varia inversamente ao quadrado da distância do sol e o corpo planetário. Na mesma linha, mostrou que o movimento da terra em direção ao sol determina o movimento da lua, o mesmo se segue para os demais corpos próximos a terra. O conceito de “força” definiu o que causa a aceleração. Assim, expôs a lei da gravitação universal: “Todo corpo atrai outro com força diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância de ambos”. Disso formou-se a teoria planetária que explica o funcionamento dos corpos celestes no espaço, bem como o dos oceanos.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке