Leandro Karnal fala sobre rótulos, demagogia e verdades | Falou e disse! | Saia Justa

Описание к видео Leandro Karnal fala sobre rótulos, demagogia e verdades | Falou e disse! | Saia Justa

Em entrevista ao programa Saia Justa, o professor e filósofo Leandro Karnal faz uma análise sobre as críticas de sua foto com o juíz Sérgio Moro, avalia o papel de criadores e compartilhadores de notícias falsas, critica o discurso pronto e explica por que a demagogia e o pensamento superficial fazem tanto sucesso nas redes sociais. Karnal fala também sobre rótulos e explica a necessidade da sociedade em enquadar as pessoas. Confira abaixo algumas das frases e argumentos de Karnal:

"Rótulos são as coisas mais fáceis que existem no planeta. Se eu digo que você é comunista, petralha, coxinha; se eu digo que você é feminista, machista etc, isso pode conter parte da verdade mas isso coloca alguém numa gaveta e tira a dificuldade de pensar, analisar aquilo que foge a esse rótulo. O rótulo é uma das coisas mais tranquilizadoras do mundo. As pessoas precisam enquadrar a todo mundo, todas as ideias, dentro de sistemas facilmente identificáveis e elas perdem a noção do todo. Sim, eu me sinto rotulado a todo instante. Todo mundo que trabalha com o grande público se sente rotulado. Isso é quase inerente ao ato de se expor ao público. Porém, eu tenho presente que a maioria das pessoas que estabelece o rótulo está mais falando dela do que do outro. Mais do que o que ela sente do que de mim. Ou usando uma velha ideia psicanalítica, quando Pedro fala de Paulo, fala muito mais de Pedro do que de Paulo. Na impossibilidade de me analisar, eu julgo o outro porque isso vai servir como um espelho para que eu não precise olhar a mim mesmo".

"O discurso pronto, o discurso linear, o discurso que explica tudo. Aquele que diz que todos são assim, que ninguém é desse jeito é o discurso mais fácil. É o discurso que substitui o pensamento contraditório, dialético, pelo pensamento linear. Sempre funcionou em história, sempre houve na Grécia clássica os demagogos (...). Aquele que vende uma ideia que as pessoas querem ouvir. 'Nós somos maravilhosos como povo, o problema é fulano de tal. Nós somos uma pátria perfeita, uma república perfeita se não houvesse tal partido'. Isso é bom, primeiro porque tira o meu do ângulo ortogonal, segundo, porque introduz a ideia de que a culpa não é minha, é do outro. É fácil, é linear, e ela é plana. (...) É sempre melhor dizer: 'Se você fizer isso tudo vai melhorar'. O pensamento plano e superficial tem um sucesso enorme nas redes.". Assista ao vídeo completo para entender os argumentos do filósofo.

Facebook:   / canalgnt  
Instagram:   / canalgnt  
Twitter:   / canalgnt  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке