HEGEL E A DIALÉTICA | Resumo de Filosofia para o Enem

Описание к видео HEGEL E A DIALÉTICA | Resumo de Filosofia para o Enem

📚 E-book gratuito com resumos do que mais cai em Ciências Humanas, Linguagens e Redação: http://bit.ly/2XkPac8

Conheça nosso curso gratuito: https://goo.gl/2rebsa

Confira nossas aulas e simulados de Filosofia: https://cursoenemgratuito.com.br/disc...

Descrição do vídeo:

00:00 - E aí, pessoal, tudo bem? Tema de filosofia para o dia: Hegel e a dialética! Comecemos pela dialética em relação a esse filósofo alemão do final do século XVIII. Pegando a dialética, nós temos uma estrutura comum: a tesa, a antítese e a síntese! Por essa linha, ele coloca quase uma ideia de conhecimento infinito. Toda síntese viraria uma nova tese. Ou seja, o conhecimento não pára, ele é algo vivo e construído o tempo todo \o/

1:20 - Se analisarmos o "O ser produz a si", nós podemos pegar o ser como algo que é estático e o 'devir' como algo de transição/movimento. O Hegel não dissocia essas duas coisas. Ele diz que sim, existe um ser (algo determinado), mas que vai o tempo todo produzindo a si, constantemente. Então qual que é a sacada de Hegel? Não dissociar esses dois conceitos!

2:28 - E aí nós entramos no idealismo hegeliano. Olha só essa palavra: idealismo. Ela lembra ideia, como uma expressão metafísica! E nesse aspecto aqui é que nós chegamos no Geist, que no alemão significa "espírito", nosso realizador do mundo. É através dos movimentos do geist que a História se faz. Então a História se constrói através de um idealismo absoluto. Tudo no mundo é a realização de um espírito. Não como algo religioso, mas como algo metafísico que tudo realiza. É uma proposta profundamente idealista, onde todos os movimentos da História (guerra, manifestações, golpes, revoluções) são realizações desse espírito!

4:16 - Tem duas expressões do Alemão que servem para essa aula do Hegel. "Zeitgeist" (o espírito da época) + o "Volksgeist" (o espírito do povo). Por isso que cada época tem um comportamento, um certo processo histórico, cada povo tem seu modo de ver e se relacionar com o mundo!

5:10 - E é aí que vale a pena fazer um ponto sabe com quem? Com aquela figura polêmica que você tão bem conhece chamada Karl Marx! Marx não é o cara do materialismo histórico dialético? Então, por que ele é o cara do materialismo e Hegel do idealismo? Marx estudou Hegel, mas vai discordar dele. Enquanto que para Hegel tudo é fruto do espírito (partícula metafísica), para o Marx tudo é uma realização de um homem de carne e osso lutando pela sua própria sobrevivência nos seus meios materiais. Enquanto que, para Hegel na prática seria uma superestrutura realizando uma infraestrutura (uma condição ideológica, metafísica), para o Marx é o mundo material (infraestrutura) que vai determinar a superestrutura. Ou seja, é a condição material do indivíduo que vai realizá-lo no mundo, realizar os processos históricos e por aí vai. Por isso é legal trabalhar Hegel num contraponto com o Marx ;)

6:49 - Belezinha, pessoal? :D Queridos, já sabem: fortíssimo abraço, que a força esteja com vocês! Se inscrevam aí no canal e bora ler! Mas presta atenção no que você tá lendo! Leia coisas clássicas, não vai ler o whatsapp da família, o whatsapp do vô e da vó! \o/ Beijão :D

GOSTOU DO VÍDEO?
// Inscreva-se no canal
// Dá um joinha
// Deixe seu comentário
// Compartilhe com os amigos

REDES SOCIAIS
// FACE /cursoenemgratuito/
// INSTA @cursoenemgratuito
// TWITTER @enemgratuito

Música da vinheta: "Summer" - Royalty Free Music from Bensound

O Curso Enem Gratuito é um canal independente de difusão de conteúdos de apoio à aprendizagem e de informações sobre programas e oportunidades de acesso ao Ensino Superior.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке