Exercícios para Lipedema! Aprenda e comece hoje mesmo!

Описание к видео Exercícios para Lipedema! Aprenda e comece hoje mesmo!

Além dos Exercícios Comuns: 3 exercícios específicos para Lipedema!

A gente sabe que a prática regular de exercícios é fundamental para o controle do lipedema. Atividades como caminhar, pedalar, dançar, nadar serão ótimas para ajudar a controlar o peso, melhorar a circulação de sangue e se adaptados corretamente com a compressão, podem ajudar muito inclusive, na drenagem linfática.

Mas somente esses exercícios são suficientes para corrigir alguns aspectos posturais e melhorar dores que são comuns em que possui Lipedema?

Não. Nesse vídeo eu vou explicar quais são essas alterações e cuidados que devemos ter ao pensar nos exercícios específicos que irão nos ajudar. E ainda irei ensinar 3 exercícios para que vc comece a fazer hoje mesmo. Assista até o final!

Bem vindos! eu sou Juliana Oliveira , Fisioterapeuta, nutricionista, me descobri portadora de Lipedema e por isso estou fazendo essa série
de vídeos aqui no canal, para ajudar pessoas que possuem sintomas parecidos e estão investigando ou as que já foram diagnosticadas também.

Hoje vou falar da 2 abordagem, das 6 abordagens complementares para o tratamento do Lipedema : O exercício Físico.

Como eu falei na introdução no vídeo, atividades aeróbicas como caminhar, dançar, nadar, pedalar, principalmente as que não geram tanto impacto nas articulações já beneficiam muito quem possui lipedema, mas esses não são exercícios específicos para corrigir desequilíbrios musculares e aliviar totalmente o desconforto existente, ou mesmo prevenir futuras lesões e a perda de mobilidade que podem surgir com a progressão da doença.

E quais alterações são essas?



Hiperlordose Lombar e hipertensão dos joelhos: A distribuição maior de peso na parte inferior do corpo pode levar a uma curvatura aumentada da coluna lombar (hiperlordose), o que pode causar dor e desconforto na região e afetar a postura geral. Isso tb gera mais pressão nos joelhos, e eles ficam mais extendidos que o normal.

Joelhos Valgos: O acúmulo de gordura próximo aos joelhos pode causar a uma pressão adicional sobre os joelhos, fazendo com que eles se inclinem para dentro. Isso é conhecido como joelho valgo e altera a mecânica do joelho durante o movimento, causando dor e problemas articulares.

Pronação dos Pés: O maior acumulo de peso pode também levar a uma tendência dos pés pronarem (virarem para dentro , ficando planos), que afeta o alinhamento e a distribuição do peso nos pés, causando dor no pé, tornozelo e pode ser a causa de todas as outras alterações posturais que falei.

Desequilíbrio Muscular: Por causa dessas alterações e acúmulo de gordura em regiões mais específicas, é comum encontrarmos alguns grupos musculares mais fracos e outros mais tensos devido às alterações na carga e na mecânica corporal. Além de favorecer a piora das alterações posturais que vimos, aumenta o risco de lesões dependendo da atividade que fizer.

Alteração da Marcha ou forma de andar: Devido ao acúmulo de gordura nas pernas, especialmente ao redor dos joelhos e tornozelos, pode haver uma mudança na maneira de andar. A pessoa pode desenvolver uma marcha antálgica compensatória(que é a que você se adapta para sentir menos dor) e isso pode agravar ainda mais as alterações posturais que vimos.


Então como devem ser os exercícios específicos para quem possui Lipedema?

Você acabou de ver que as alterações posturais e os desequilíbrios musculares funcionam como uma bola de neve, né?!

O desequilíbrio muscular piora a postura que consequentemente gera mais desequilíbrios musculares e assim o ciclo se repete.

Ao fazer exercícios, precisamos pensar em "quebrar esse ciclo". Mas como?

Faremos exercícios de reabilitação, ou seja, o foco deles é melhorar todas as alterações posturais mais comuns, através do fortalecimento dos grupos musculares que estão mais fracos, e melhora da mobilidade e normalização das tensões dos músculos que estão ativados demais.

Vamos fazer exercícios de fisioterapia!

Como prometi, vou mostrar 3 exercícios, que você pode começar a fazer hoje mesmo.
Eles vão iniciar o processo de quebrar esse ciclo: alterações posturais/ desequilíbrios musculares que falei.
São exercícios que eu procuro fazer quase todos os dias para prevenir que essas alterações posturais se instalem.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке