Indianos e chineses na Antiguidade
Dois povos asiáticos muito diferentes entre si, duas sociedades antigas, quatro grandes rios. De quem estamos falando? Dos indianos e dos chineses antigos.
Assim como os núbios, que se estabeleceram no vale do rio Nilo, e os povos da Mesopotâmia, que ocuparam regiões próximas aos rios Tigre e Eufrates, as sociedades indiana e chinesa também floresceram ao longo de grandes rios: os rios Indo e Ganges, na Índia, e os rios Amarelo (Huang He) e Azul (Yangtse), na China.
Essas duas culturas antigas desenvolveram costumes que se difundiram pelo mundo e até hoje fazem parte, de alguma forma, do nosso cotidiano. Se você conhece artes marciais, como o kung fu, ou se já provou algum prato temperado com curry, por exemplo, então já se deparou com essas duas culturas.
A Índia Antiga
A ocupação agrícola da Índia ocorreu há cerca de 10 mil anos, com o surgimento de aldeias às margens dos rios Indo e Ganges. Foram desenvolvidos cultivos de cevada e trigo e a domesticação de cabras e carneiros.
Por volta de 5 mil anos atrás, surgiram dois grandes centros urbanos: Harapa e Mohenjo-Daro.
Essas cidades eram planejadas e divididas em duas partes. Havia a cidade baixa, com ruas de traçado retangular, casas de tijolos de barro e pátios equipados com banheiros públicos e sistema de esgoto. Nela, vivia a maioria da população. A parte alta, por sua vez, foi construída em uma plataforma de tijolos onde ficava o centro administrativo e religioso, protegido por muralhas.
O hinduísmo
O hinduísmo também é conhecido como bramanismo. Isso ocorre porque, nessa religião, a divindade principal é Brahma, deus supremo, responsável pela criação de tudo e considerado a alma do Universo. Ele constitui uma trindade com Shiva, deus da destruição e da transformação, e Vishnu, deus responsável pela restauração e pela manutenção da ordem.
Os ensinamentos dessa religião formam os Vedas, um conjunto de hinos e preces que, durante milênios, foram transmitidos oralmente. De acordo com os pesquisadores, os Vedas só foram escritos e organizados em quatro livros há cerca de 2 200 anos. Em 2016, o hinduísmo era uma das religiões com maior número de seguidores no mundo, com cerca de 1 bilhão de adeptos.
O sistema de castas
Na Índia Antiga, os hindus acreditavam que a comunidade deveria ser organizada em castas,isto é, grupos sociais estabelecidos pelos próprios deuses e determinados desde o nascimento. Cada casta tinha suas próprias responsabilidadese privilégios. Os indivíduos que não pertenciam a nenhuma casta eram considerados dalits ou “intocáveis”. Eles não tinham quaisquer direitos e eram obrigados a servir os membros das castas.
A China Antiga
A sociedade chinesa surgiu em torno dos rios Amarelo (Huang He) e Azul (Yangtse). Esses rios foram essenciais para o desenvolvimento da agricultura na região, especialmente os cultivos de trigo e arroz, por volta de 8 000 anos atrás. Para melhor aproveitar as condições do solo, os chineses desenvolveram a irrigação e o plantio em terraços nas montanhas.
As primeiras cidades chinesas formaram-se às margens desses rios. Com o tempo, elas deram origem a reinos e impérios. Qin Shi Huang, que governou há cerca de 2 300 anos, foi o primeiro imperador. Ele ampliou os territórios do Império Chinês e, em seu governo, unificou as leis, criou um calendário e estabeleceu um sistema de pesos e medidas. Ele ainda ordenou a construção de palácios, estradas, canais e pontes e deu início à construção da Grande Muralha da China, com o objetivo de afastar os povos nômades vindos do Norte.
Na China Antiga, os imperadores eram considerados a ligação entre os homens e os deuses e chamados de
“filhos do céu”.
Texto retirado do livro "Aprender Juntos" Editora SM.
Информация по комментариям в разработке