Você é uma pessoa com ARROGÂNCIA?

Описание к видео Você é uma pessoa com ARROGÂNCIA?

Pessoas que se sentem ESPECIALISTAS em TUDO, você diz que sabe o que não sabe - e acredita no que diz. A FALTA de MODÉSTIA pode atingir níveis que beiram o absurdo.

Pessoas que acreditam demais nos seus próprios CONHECIMENTOS - que acham que sabem algo sobre um determinado assunto - podem chegar a ponto de alegar que possuem um conhecimento que é impossível que tenham.
E chamado o EFEITO de "EXCEÇÃO de PRETENSÃO", ou "sobrealegação" sobre os próprios conhecimentos.

SOBREALEGAR é REIVINDICAR familiaridade com, ou CONHECIMENTO de, algo que NÃO EXISTE.

Dunning e Kruger propuseram que, em relação a uma determinada habilidade, as pessoas incompetentes irão:

🔹falhar em reconhecer sua própria falta de habilidade;
🔹falhar em reconhecer as habilidades genuínas em outras pessoas;
🔹falhar em reconhecer a extensão de sua própria incompetência;
🔹reconhecer e admitir sua própria falta de habilidade, depois que forem treinados para aquela habilidade.

Eles receberam o prémio NOBEL pelo seu trabalho. -- O nome e "EFEITO Dunning-Kruger"
que é o MECANISMO da ILUSÃO de SUPERIORIDADE ou de SÍNDROME do IMPOSTOR.

É o fenômeno pelo qual indivíduos que possuem POUCO CONHECIMENTO sobre um ASSUNTO acreditam saber mais que outros mais bem preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos; é a sua incompetência que os restringe da habilidade de reconhecer os próprios erros.

👉 Estas pessoas sofrem de SUPERIORIDADE ILUSÓRIA.

Em contrapartida, a COMPETÊNCIA REAL pode enfraquecer a autoconfiança e algumas pessoas muito capacitadas podem sofrer de inferioridade ilusória, achando que não são tão capacitados assim e subestimando as próprias habilidades, chegando a acreditar que outros indivíduos menos capazes também são tão ou mais capazes do que eles.



Um estudo seguinte sugere que os ESTUDANTES INCOMPETENTES melhoram seu próprio nível de habilidade e sua habilidade de estimar seu nível perante seus pares apenas depois de extenso treinamento nas habilidades que eles não possuíam.
E foi demonstrado numa série de experiências realizadas por Justin Kruger e David Dunning).


"se você é INCOMPETENTS, você não consegue saber que é INCOMPETENTE (...)

[A]s habilidades necessárias para fornecer uma resposta correcta são exatamente as habilidades que você precisa ter para ser capaz de reconhecer o que é uma resposta correta.

No raciocínio lógico, na educação dos filhos, na administração, na resolução de problemas, as habilidades que você usa para obter a resposta correta são exactamente as mesmas habilidades que você usa para avaliar a resposta. Portanto, nós demos continuidade à investigações para apurar se a mesma conclusão poderia ser verdadeira noutras áreas. E para nossa surpresa, era bem verdadeira".

Kruger e Dunning constataram que vários estudos anteriores sugeriam que em habilidades tão distintas como compreensão de leitura, operação de veículos motorizados, e jogar xadrez ou ténis, "a ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento".

Esses resultados foram publicados no Journal of Personality and Social Psychologyem dezembro de 1999.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке