CHOQUE NO REGISTRO DO CHUVEIRO – COMO RESOLVER?

Описание к видео CHOQUE NO REGISTRO DO CHUVEIRO – COMO RESOLVER?

Link para adquirir a Planilha de Cálculos Elétricos:
https://hotm.art/ytd-planilha-calculo...

Link para adquirir a Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
https://hotm.art/ytd-planilha-quadro-...

Link para adquirir a Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
https://hotm.art/ytd-planilha-plantas...
__________________________________________________
Se você gosta do canal Eletricity e quer contribuir para a geração de conteúdos de qualidade, então acesse uma das opções abaixo:

CHAVE PIX 👉 [email protected]
QR CODE 👉 https://bit.ly/doacao-pix
__________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:

🔗 https://bit.ly/cadastro-eletricity
__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇

🔌 https://linktr.ee/Eletricity
__________________________________________________
Choque no registro do chuveiro? Será que é perigoso? O que fazer para evitar?

A água usada no abastecimento doméstico de regiões litorâneas, por exemplo, geralmente é salobra que nada mais é do que, falando aqui de uma forma bem simples, água mais salgada do que aquela usada em outras regiões do país. Em condições assim a água pode ficar extremamente condutiva, ou seja, com baixa resistividade. Então temos o condutor do circuito que toca a resistência do chuveiro que por sua vez toca a água e essa toca internamente o registro, então quando você coloca as mãos nele e está com os pés molhados em contato com o piso do banheiro fecha o circuito elétrico e uma corrente circula pelo seu corpo, causando o choque.

Então como resolver?

A primeira coisa que precisamos fazer é providenciar o aterramento para o circuito do chuveiro, mas nada de aterramento só para o chuveiro, estamos falando de um aterramento completo conforme já demonstramos várias vezes aqui no canal.

Só o aterramento resolve? Não. Já mostramos na prática aqui no canal que dependendo da quantidade de impurezas ou sais presentes na água, você pode sofrer um choque elétrico mesmo tendo aterramento que é apenas um dos itens que você precisa para resolver o problema.

Agora que você já tem o aterramento precisa providenciar outro item obrigatório em circuitos de chuveiros, um IDR de 30mA. O IDR é um dispositivo que será instalado no circuito do chuveiro e desligará a alimentação elétrica todas as vezes que houver o que chamamos de fuga de corrente. Falando também de uma maneira bem simples, seria quando a corrente passa por um lugar diferente do circuito a que pertence, que neste caso, seria seu corpo.

Problema resolvido? Sim, mas pode ser que esta solução lhe cause outro problema.

Lembra quando falamos que em chuveiros elétricos mais simples, partes condutoras do resistor estão em contato com a água?

Então é isso pessoal, essa foi a nossa dica da semana, até a próxima!

Pois é, dependendo novamente da resistividade da água, pode ser que a corrente circule do resistor para ela e dela para o aterramento do chuveiro já que resistor, água e condutor terra estão em contato constante na parte interna quando o chuveiro está em funcionamento. Então tenho novamente uma fuga que faz com que o IDR atue e neste caso nem precisa da presença de alguém, pois ele atua assim que o chuveiro é ligado.

Se isso acontecer, como resolver? Infelizmente a combinação de baixa resistividade da água e o uso de chuveiros com resistores convencionais, pode fazer com que seja impossível seu IDR permanecer ligado, mesmo que seu chuveiro venha com a indicação de compatível com IDR. Inclusive a resistividade da água para que exista a compatibilidade com o IDR é informada em todos manuais de chuveiros elétricos.

O que fazer agora?

A solução neste caso seria optar por fazer um tratamento da água, que pode não ser tão simples ou usar um chuveiro com resistor blindado. Mas o que é isso? Como já falamos, um resistor de chuveiro convencional, nada mais é do que um metal com certas características e este metal está em contato direto com a água.
Já no caso dos chuveiros com resistores blindados perceba que o elemento onde a corrente circula não tem contato da parte diretamente com a água. Isso evita a atuação do IDR que em conjunto com o aterramento elimina a possibilidade de choque elétrico no registro do chuveiro ou em qualquer outra situação na hora do banho.

Infelizmente nem sempre as soluções são tão simples como parecem. Chuveiros com resistores blindados são mais caros em relação a chuveiros convencionais e muitas vezes não são acessíveis a todos, mas quando se trata de preservar vidas, não há o que fazer e esta pode ser a sua única opção.

💡 Se liga na #eletricity 💡

Комментарии

Информация по комментариям в разработке