Rústico e chique: faça um ARRANJO com FLORES

Описание к видео Rústico e chique: faça um ARRANJO com FLORES

É possível fazer um arranjo com flores em casa, com as espécies que você tem à mão. Nossa jardineira Carol Costa mostra pra você segredinhos pra criar uma peça decorativa única, juntando uma base, plantas de longa duração e espécies floridas. A parte interessante dessa criação é que você pode trocar a planta assim que ela terminar a floração por outra espécie ou até mesmo, uma igual. Vem que você verá que dá pra usar flores pra deixar seu cantinho mais bonito e cheio de estilo!

Pra fazer o arranjo, Carol escolheu um vaso com cravo "Oscar" (Dianthus caryophyllus "Oscar"), mas você pode usar a que encontrar. No arranjo, o cravo vai brilhar por um bom tempo, já que é uma espécie que dá muitas flores. É bom lembrar que plantas de flores anuais têm um ciclo de vida bem rápido, daí o "anual": entre a semente germinar e o fim da vida da planta, tudo acontece em questão de meses. Além do cravo, você pode encontrar outras flores anuais na sua floricultura preferida: cravina "Pink Kisses" (Dianthus spp. "Pink Kisses"), amor-perfeito (Viola x wittrockiana), petúnia-de-verão (Petunia "BeautiCal"), torênia (Torenia fournieri), girassol (Helianthus annuus), entre outras.

A base escolhida pra peça é um cachepô de madeira super estiloso, trazendo rusticidade de uma forma bem interessante pro conjunto. Como qualquer cachepô, ele não tem furo e esse é feito de um material poroso, Carol usa um plástico pra forrar a peça. Assim, não vai vazar líquido no seu aparador ou mesa de centro. Pra montar o arranjo, nossa louca das plantas molhou o substrato das plantas com antecedência, pra facilitar o destorroamento e separar as raízes, tudo com muita delicadeza. Acrescentando um pouco de substrato pra mudas, a jardineira cria uma base pra começar o acondicionamento das plantas.

Um truque esperto pra montar arranjos é começar das plantas mais altas. Ah, pra escolher as espécies, sempre pense o que as plantas gostam, pra criar grupos com as mesmas preferências de água, substrato e clima. Outra dica ninja é, ao escolher plantas com flores, prefira as que estão com os botõezinhos ainda fechados. Assim, o arranjo fica florido na sua casa por mais tempo!

A "grandona" da composição é uma calathea "Triostar" (Stromanthe thalia "Triostar"), na versão mini! Daí você imagina o nível de fofura que ficará o arranjo depois de pronto! Em seguida, entram os cravos "Oscar", bem no centro da peça, pra receber toda a atenção. Pra trazer ainda mais forma das plantas e dar mais movimento pro arranjo, Carol usa uma peperômia (Peperomia verticilata "Red Log"), que também gosta das mesmas condições das outras duas plantas e ainda traz toques de vermelho, assim como suas companheiras que agora são as "melhores amigas" #bff.

Regar esse arranjo é a coisa mais fácil do mundo: é só despejar a água no substrato, pode até usar um copo pra isso. Antes de regar, use a técnica do dedômentro: toque o substrato com a ponta dos dedos e, saiu sujo, não regue, deixe pra verificar novamente no dia seguinte. Plantinhas com flores precisam de sol, pelo menos quatro horinhas. Então, se tiver que escolher um local da sua casa pro arranjo, pense num lugar que bate sol, como perto da janela.

Lembre-se de que arranjos de plantas são temporários e você pode mudá-lo ou fazer manutenções sempre que necessário e é algo super normal uma das plantas ficar feia ou até mesmo morrer (lembra da palavra "anual"?). Ter um arranjo na sua mesa do escritório, no aparador da sala ou até mesmo em consultórios ou lojas, é uma ótima maneira de trazer vida pra um ambiente fechado. O lugar ficará muito mais aconchegante e colorido e, quando houver necessidade, você pode trocar as plantas do seu arranjo ou até mesmo refazer a peça com um novo estilo.

Vídeo: peperômia-de-verão – https://minhasplantas.com.br/tv/flore...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке