Hoje nosso passeio é de trem MARIA FUMAÇA de São João Del Rei à Tiradentes . Um passeio inesquecível por esse percurso maravilhoso de Minas Gerais .
Estrada de Ferro Oeste de Minas é uma ferrovia com 12 km de extensão e bitola de 762mm entre São João del-Rei e Tiradentes, Minas Gerais. A ferrovia é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1989.
A estrada original foi construída em 1881, pela Estrada de Ferro Oeste de Minas, para ajudar na colonização do Oeste de Minas Gerais. A linha em bitola de 762 mm ligava Antônio Carlos a Barra do Paraopeba, no município de Morada Nova de Minas. A Ferrovia Centro Atlântica opera o trecho Aureliano Mourão-Divinópolis, ampliada para bitola métrica em 1960. O resto da linha foi abandonado e desmontado entre 1983 e 1984 durante a administração da RFFSA. A linha de São João del-Rei para Tiradentes, no entanto, foi preservada e de forma contínua, ainda está em uso, desde 1881,embora seja agora apenas uma linha turística avulsa, classificada como patrimônio histórico ao transporte de passageiros, e é um dos poucos lugares no Brasil, que viu o uso contínuo de locomotivas a vapor. Em 1984, a Linha da Barra do Paraopeba como era chamada, foi erradicada e a EFOM como uma rede ferroviária complexa, deixou de existir.
O nome EFOM foi retomado no fim da década de 1970 para fins turísticos na via remanescente de bitola de 762mm entre Antônio Carlos e Aureliano Mourão (cerca de 200 km). O único trecho, dessa ferrovia, existente em bitola de 762mm, compreende a linha entre São João del-Rei e Tiradentes, passando pela estação de Chagas Dória e pela parada da Casa de Pedra. Entre 1983 e 84, o restante da linha foi erradicado, sendo este trecho preservado como resultado da pressão da sociedade civil que tinha entre as entidades a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Desde então os 12 quilômetros de via férrea que separam as duas cidades históricas mineiras funcionam em caráter turístico.
Junto à estação encontra-se o Museu Ferroviário, inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O museu reúne equipamentos, peças, painéis didáticos e fotografias que contam a história da ferrovia no Brasil e na região. Além disso, estão expostas a EFOM nº 1 ("São João Del Rey"), primeira locomotiva da ferrovia e um vagão de luxo utilizado para uso da administração, construído nas oficinas da EFOM em 1912. No anexo da rotunda estão expostas sete locomotivas a vapor Baldwin de bitola de 762 mm, sendo elas: EFOM nº 37, EFOM nº 38, EFOM nº 40, EFOM nº 43, EFOM nº 55, EFOM nº 62 e EFOM nº 69; três de bitola de 1,00 m, oriundas da Rede Mineira de Viação; uma locomotiva elétrica de bitola de 1,00 m; além de carros e vagões de carga. Em São João del-Rei, anexo à estação também existe uma grande rotunda e oficinas de manutenção. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.
O passeio foi muito bom e o trem foi lotado e voltou lotado de passageiros . Gostamos e recomendamos à todos os visitantes de São João Del Rei como de Tiradentes , embarquem nessa aventura super agradável !!!
Desejamos um bom entretenimento à todos .
Информация по комментариям в разработке