Endolimax nana visto ao microscópio óptico | identificando cistos de Endolimax nana

Описание к видео Endolimax nana visto ao microscópio óptico | identificando cistos de Endolimax nana

A Endolimax nana é uma ameba (protozoário) que parasita o homem sem causar doença.
Seu modo de transmissão é semelhante aos dos demais amebídeos: através da ingestão de água ou alimentos contaminados com cistos.
Embora o intestino do homem possa ser parasitado por diferentes espécies de amebas, a palavra amebíase é reservada apenas para designar o parasitismo por uma dessas espécies, a Entamoeba histolytica, única, de acordo com o consenso geral dos pesquisadores, capaz de desenvolver atividade patogênica, ou seja, causar doença.
As demais amebas podem ser encontradas no intestino (a Entamoeba hartmanni, a Entamoeba coli, a Endolimax nana, a Entadamoeba bütschlii e a Dientamoeba fragilis) sem causar doença.
Porém seu conhecimento e identificação se fazem importante, por indicarem falta de cuidados e higiene que podem levar a contaminação por outros parasitas, e pela possibilidade de serem confundidas com a E. histolytica em exames de fezes.

Morfologia da Endolimax nana
Trofozóito de 10 a 12 µm é a menor das amebas que vivem no homem;
Cisto redondo levemente oval de 8 µm;
Membrana celular fina e sem grãos de cromatina.


IMPORTANTE: Buscar informação é sempre bom, mas evite conclusões precipitadas e não brinque com sua saúde tentando um auto diagnóstico ou tratamento, consulte um médico!

Quer se aprofundar no assunto? http://abre.ai/cursodeparasitologiame...

Se gostou, deixe seu like e inscreva-se no canal!

Комментарии

Информация по комментариям в разработке