A Berliner Fernsehturm (traduzido do alemão, "torre de televisão de Berlim"[1]) é uma torre de radiodifusão de sinal localizada na Alexanderplatz, no centro da cidade de Berlim, capital da Alemanha. A torre foi construída entre 1965 e 1969 pela República Democrática Alemã, que a usou como símbolo da Berlim governada pela República Democrática Alemã. A torre é facilmente visível de todo o centro e de alguns bairros de Berlim e continua a ser um símbolo da cidade.
Devido à sua localização perto da Alexanderplatz, a torre é apelidado de Torre Alex, especialmente por visitantes de Berlim.[2]
A torre tinha originalmente 365 m de altura, mas após a instalação da nova antena em 1990 a altura aumentou para 368 m. A Fernsehturm é a quarta maior estrutura sem apoios da Europa, atrás somente da Torre Ostankino, em Moscou, da Torre de TV de Kiev e da Torre de rádio e televisão de Riga.
Existe uma plataforma para visitantes e um restaurante giratório no centro da esfera. A plataforma de visitantes está a uma altura de cerca de 204 m acima do solo e a visibilidade pode chegar a 42 km em dias claros. O restaurante, que gira uma vez a cada vinte minutos, está a poucos metros acima da plataforma (originalmente ele girou uma vez por hora, a velocidade foi duplicada mais tarde, e triplicou em sequência após as reformas tardias na torre em 1990).
Dentro do eixo central há dois elevadores para trazer visitantes para a esfera da torre, levando 40 segundos para chegar. Não é acessível por escadas. Devido ao seu pequeno tamanho, há longas esperas na base da torre.
Para marcar a Copa do Mundo FIFA de 2006 na Alemanha, e o jogo final no Estádio Olímpico de Berlim, a esfera foi decorada como uma bola de futebol com pentágonos na cor magenta, que era a cor da imagem do patrocinador oficial da Copa do Mundo a Deutsche Telekom, a proprietária da torre.
A Torre da Televisão não é apenas um poste de transmissão. É também um ícone, uma atração turística e um local de eventos. A Torre da Televisão de Berlim é o edifício acessível ao público mais alto da Europa[10] O edifício foi visitado por mais de quatro milhões de pessoas.[11] só nos primeiros três anos desde a sua inauguração. Após a Reunificação, a média anual de visitantes tem-se mantido na ordem de aproximadamente 1,2 milhões de visitantes oriundos de 90 países. Dos visitantes durante o ano de 2010, cerca de 60 por cento eram turistas estrangeiros, dos quais 8,1 por cento espanhóis, que lideram a lista dos visitantes estrangeiros, seguidos dos italianos com 7,6 por cento e dos dinamarqueses com 6,7 por cento [12] O número total de pessoas permitido no interior da esfera é de 320 pessoas. Dos 5000 visitantes que visitam diariamente a esfera, cerca de 1500 vão ao restaurante da Torre. Nos tempos da RDA, a permanência no Tele-Café era limitada a 60 minutos e, no andar de observação, a 30 minutos.
Cada um dos dois elevadores para visitantes transporta doze pessoas, percorrendo os 203 metros de altura em cerca de 40 segundos até ao ponto de observação,[4] onde também se encontra o bar mais alto de Berlim. As 60 janelas no ponto de observação oferecem uma vista panorâmica sobre toda a cidade e arredores. Subindo 21 degraus a partir do andar de observação, encontramos o restaurante giratório a 207 metros de altura. O restaurante roda a 360° no espaço de uma hora. Por motivos de prevenção de incêndios, a cozinha principal situa-se na base da Torre. As refeições são transportadas de elevador até ao andar do restaurante, onde os pratos são depois preparados numa pequena cozinha satélite. Para além das duas plataformas de evacuação por baixo da cabeça da torre, o conceito de proteção de incêndios impõe uma proibição rigorosa de fumar em todo o edifício.[13] Pessoas em cadeiras de rodas e com mobilidade reduzida não podem visitar a Torre da Televisão, visto que, numa situação de emergência, não poderiam utilizar as saídas de emergência sem a ajuda de terceiros. Do mesmo modo, por motivos de segurança não é permitido levar animais, carrinhos de bebé e malas de viagem de grandes dimensões.[14]
Quase 42 anos depois da inauguração, a 14 de junho de 2011, o então Presidente da Câmara, Klaus Wowereit, saudou o quinquagésimo milionésimo visitante.[15] Do terraço de observação da Torre da Televisão é possível avistar toda a área metropolitana de Berlim. Com boas condições de visibilidade, a vista chega a alcançar o parque de diversões Tropical Islands situado a pouco mais de 60 quilómetros.
Aberta a turistas durante todo o ano, a Torre da Televisão tem um horário adaptado à época do ano. A última subida ao andar de observação realiza-se diariamente às 23h30, no restaurante pode-se entrar até às 23h00. A área destinada ao público pode ser reservada para ocasiões especiais, comemorações, receções e outro tipo de eventos, com capacidade para, no máximo, 200 pessoas.
Информация по комментариям в разработке