Revisão Sistemática: Estratégia PICo e Aplicativo Rayyan - Ferramentas para facilitar sua pesquisa

Описание к видео Revisão Sistemática: Estratégia PICo e Aplicativo Rayyan - Ferramentas para facilitar sua pesquisa

Prática baseada em evidências é a utilização da melhor evidência científica para subsidiar a tomada de decisão clínica. Identificar a melhor evidência requer adequada construção da pergunta de pesquisa e de revisão da literatura. E para isso utilizamos a Estratégia PICo.
A estratégia PICO (acrônimo para P: população/pacientes; I: intervenção; C: comparação/controle; O: desfecho/outcome) é utilizada para auxiliar na busca dos referenciais que de fato a pergunta de pesquisa deve especificar.
Já o Rayyan é um aplicativo da web (gratuito) desenvolvido pelo QCRI (Qatar Computing Research Institute) que auxilia os autores de revisão sistemática a realizar seu trabalho de forma rápida, fácil e agradável.

++ Compartilhe este canal:    / oaprendizemsaude  
++ Compartilhe este vídeo:    • Revisão Sistemática: Estratégia PICo ...  

++ Navegue rapidamente:
========================
00:00:00 - Apresentação do video
00:02:21 - A Estratégia PICo - O que é?
00:04:45 - A Estratégia PICo - O acrônimo.
00:07:24 - A Estratégia PICo - Como foi usada na pesquisa.
00:19:22 - A Estratégia PICo - Confecção do fluxograma de busca.
00:21:26 - Aplicativo Rayyan - O que é?
00:23:43 - Aplicativo Rayyan - Como se cadastrar?
00:24:08 - Aplicativo Rayyan - Utilizando o Rayyan (PUBMED).
00:32:35 - Aplicativo Rayyan - Busca na BVS - Como salvar no Rayyan?
00:33:28 - Aplicativo Rayyan - Vantagens e desvantagens.
00:39:25 - Aplicativo Rayyan - Um exempo pessoal.


++ Compartilhe este vídeo:    • Revisão Sistemática: Estratégia PICo ...  
++ Acesse o blog do Professor Mauricio: https://oaprendizemsaude.wordpress.com/

++ DESCRIÇÃO
Prática baseada em evidências é a utilização da melhor evidência científica para subsidiar a tomada de decisão clínica. Identificar a melhor evidência requer adequada construção da pergunta de pesquisa e de revisão da literatura. A PBE propõe que os problemas clínicos que surgem na prática assistencial, de ensino ou pesquisa, sejam decompostos e a seguir organizados utilizando-se a estratégia PICO. PICO representa um acrônimo para Paciente, Intervenção, Comparação e “Outcomes” (desfecho)*. Dentro da PBE esses quatro componentes são os elementos fundamentais da questão de pesquisa e da construção da pergunta para a busca bibliográfica de evidências. A estratégia PICO pode ser utilizada para construir questões de pesquisa de naturezas diversas, oriundas da clínica, do gerenciamento de recursos humanos e materiais, da busca de instrumentos para avaliação de sintomas entre outras. Pergunta de pesquisa adequada (bem construída) possibilita a definição correta de que informações (evidências) são necessárias para a resolução da questão clínica de pesquisa, maximiza a recuperação de evidências nas bases de dados, foca o escopo da pesquisa e evita a realização de buscas desnecessárias. (SANTOS, Cristina Mamédio da Costa; PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos; NOBRE, Moacyr Roberto Cuce. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 15, n. 3, p. 508–511, 2007.)
No caso das pesquisas não clínicas utilizamos o acrônimo PICo em que Co representa "Contexto", Por isso no título colocamos Estratégia PICo

Rayyan é um aplicativo da web gratuito, totalmente financiado pela Qatar Foundation, uma organização sem fins lucrativos do Qatar, utilizado primariamente para auxílio em pesquisas do tipo revisão sistemática e metanálise. Foi desenvolvido especificamente para agilizar a triagem inicial de resumos e títulos usando um processo de semiautomação. Oferece uma grande variedade de recursos, incluindo a criação de um projeto de revisão, convite a colaboradores, exploração de bancos citações em diferentes formatos, exportação, importação, rotulagem e filtragem de citações, categorização em referências incluídas, excluídas e "em dúvida", cegamento entre revisores e identificação automática de potencial duplicidade [1].O carregamento de citações ocorre manualmente, com a importação de arquivos provenientes de outros aplicativos de gerenciamento de referências bibliográficas em diversas extensões (.csv, .enw, .bib, .ris, .xml, .ciw, .nbib, .txt). O armazenamento se dá em nuvem. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Rayyan)

Комментарии

Информация по комментариям в разработке