De Huay Xai a Luang Prabang - dois dias de barco no Laos

Описание к видео De Huay Xai a Luang Prabang - dois dias de barco no Laos

Já imaginou cruzar a fronteira da Tailândia, ficar dois dias dentro de um barco até chegar numa das cidades mais incríveis do Sudeste Asiático?

A fronteira entre Tailândia e Laos é quase toda marcada, de norte a sul, pelo rio Mekong, o terceiro mais caudaloso do mundo! Ele nasce na região do Tibet, cruza parte do sul da China e vai descendo pelos dois países até encontrar o Cambodja e por fim desaguar no Vietnã. Exatamente os próximos países da nossa volta ao mundo.

Por isso conhecer este rio era um sonho nosso desde que começamos a imaginar a viagem. Mas não sabíamos que era possível fazer isso de barco!

A primeira vez que ouvimos falar no Slow Boat foi em Bangkok, capital da Tailândia, com as duas médicas que nos atenderam no Hospital Universitário quando fomos tomar as vacinas que nos faltavam. Começamos a pesquisar na internet e vimos que a rota era conhecida. Alguns dias depois, em Chiang Mai, encontramos um brasileiro e uma italiana que haviam feito o passeio e nos disseram que valia a pena, apesar do perrengue que passaram: o motor do barco quebrou e tiveram que dormir nele, atracados numa ilha!

Finalmente, no dia 6 de dezembro cruzamos a fronteira entre as cidades de Chiang Khong (Tailândia) e Huay Xai (Laos) - DÊ UMA OLHADA NO VÍDEO ANTERIOR! -, para dois dias depois embarcar nessa aventura. A viagem pode ser feita nos dois sentidos: de Huay Xai a Luang Prabang e vice-versa. Ambas custam o mesmo valor (400.000 kips laosianos, nos valores de dezembro de 2024) e são feitas em dois trechos. Todos os passageiros devem descer do barco na pequena cidade de Pakben e buscar um hotel para passar a noite. Dia seguinte, a jornada continua às 9 da manhã.

No total, foram 16 horas de viagem com vistas incríveis e algumas paradas em comunidades ribeirinhas, o que se mostrou uma grande oportunidade de primeiro contato com a cultura do Laos rural.

Nosso destino final foi Luang Prabang, a capital espiritual do Laos. Antigo centro político do Reino de Lan Xan, é repleta de templos budistas, rios e florestas. Além das cachoeiras e feiras de rua, todas espetaculares! Mas isso já é assunto para um próximo vídeo.

Se gostou, ajude a gente a continuar nossa volta ao mundo! Curta o vídeo, compartilhe e comente o que achou pra ajudar a impulsionar para outras pessoas. E, se puder, ajude também com uma quantia qualquer no nosso PIX, assim conseguimos pagar os inúmeros vistos que teremos que tirar: [email protected].

Transborda Mundo!

Комментарии

Информация по комментариям в разработке