Em busca da Verdade - Ceticismo e Dogmatismo

Описание к видео Em busca da Verdade - Ceticismo e Dogmatismo

Classicamente, a verdade se define como adequação do intelecto ao real. Pode-se dizer, portanto, que a verdade é uma propriedade dos juízos, que podem ser verdadeiros ou falsos, dependendo da correspondência entre o que afirmam ou negam e a realidade de que falam.

Assim, a verdade é uma automanifestação da realidade ou a manifestação dos seres à visão intelectual dos humanos. Ela é uma qualidade das próprias coisas (o mostrar-¬se a si mesmas), e o verdadeiro está nas próprias coisas quando o que elas manifestam é sua realidade própria. Por isso, na concepção grega, o verdadeiro é o ser (o que algo realmente é) e o falso é o parecer (o que algo aparenta ser e não é).

Em latim, verdade se diz veritas e se refere à precisão e ao rigor de um relato. Verdadeiro se refere, portanto, à linguagem como narrativa de fatos reais. A verdade depende, de um lado, da veracidade, da memória e da acuidade mental de quem fala e, de outro, de que o enunciado corresponda aos fatos. A verdade não se refere às próprias coisas (como na alétheia), mas ao relato e ao enunciado, à linguagem. Seu oposto, portanto, não é a aparência, e sim a mentira ou a falsificação. As coisas e os fatos são reais ou imaginários; já os enunciados sobre eles são verdadeiros ou falsos.

Cronograma de Estudos ENEM 2020:
https://hotm.art/ENEM2020Cronogramade...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке