Aula voltada para o Ensino Médio e estudantes do ENEM sobre a digestão dos ruminantes.
Roteiro do vídeo:
Estomago de ruminantes
Os ruminantes são aqueles animais mamíferos herbívoros que possuem um estomago diferenciado chamado de poligástrico, eles têm a capacidade de fazer um processo chamado ruminação e por isso o nome do grupo. Os mais conhecidos são as vacas, bisões, camelos, girafas e antílopes.
Esse estomago diferenciado é uma característica bem interessante deles, pois eles conseguem comer grandes quantidades e criar assim energia suficiente para manter uma massa corpórea grande em comparação a outros animais. Tudo está relacionado ao famoso estomago chamado poligástrico, ou seja, um estomago dividido em várias partes, quatro no caso.
O rumen (pança), reticulum (barrete), omasum (folhoso) e o abomasum (coagulador).
Então como funciona o processo:
O ruminante engole a comida e dai ela chega ao rúmen, ali vai acontecer o primeiro processo de digestão, onde microrganismos simbiontes ali viventes vão começar a digerir algumas substancias, os ácidos acéticos provenientes da digestão desses simbiontes é absorvido pelo animal.
Temos que destacar que os animais, não são muito bons em digerir celulose, então essa fase para os ruminantes é muito importante, pois são as bactérias ali presentes que conseguirão fazer a digestão da celulose até se transformar em glicose que é absorvida pelo animal. Além disso essas bactérias sintetizam vitaminas K e do complexo B, aminoácidos e proteínas.
Depois o alimento vai para o reticulum onde por ação mecânica o alimento se transforma em uma massa disforme chamada bolo alimentar. Dali por movimentos peristálticos o bolo alimentar retorna para a boca, para ser mastigado novamente (por isso vemos eles sempre mastigando), esse processo se chama ruminação. Nesse momento o ruminante vai secretar uma grande quantidade de saliva com um alto teor de bicarbonato de sódio, para diminuir a acidez que aumentou muito por conta da fermentação das bactérias que falei anteriormente.
Depois de bem mastigado o alimento vai para o esôfago e depois direto para o omasum, ali a maior parte da água da digestão é absorvida (60 a 70%), ele é bastante musculoso e transforma então o alimento em uma massa mais solida e compacta. Depois disso ele vai para o abomasum, que é considerado o estomago verdadeiro do animal, ali vai acontecer uma serie de secreções de glândulas que irão digerir quimicamente o alimento, como enzimas (pepsina e pepsinogênio), hormônios (gastrina), ácidos (ácido clorídrico – HCl) e água.
Após passar pelos estômagos e ser digerido, o alimento vai para o intestino que funciona de forma semelhante ao nosso, depois deem uma olhada na aula de sistema digestório do canal.
Em essência temos os:
• Intestino Delgado: duodeno (porção ativa de digestão e absorção), jejuno (porção para absorção) e íleo (porção para absorção e reabsorção);
• Intestino Grosso: ceco (saco cego), colo (parte mais volumosa do intestino grosso) e reto (termina no ânus).
E por fim as vezes saem do animal.
Информация по комментариям в разработке