História e Evolução do Caminhão de Lixo!

Описание к видео História e Evolução do Caminhão de Lixo!

Os caminhões de lixo estão literalmente em todas as partes do mundo, evoluindo há mais de um século para cumprimento de seu objetivo, hoje são datados de implementos próprios para a coleta, compactação e transporte de resíduos em contêiner fechado, formado pela porta traseira, que possui o recipiente para o deposito dos resíduos, e o sistema composto por mesa compactadora e mesa transportadora acionada hidraulicamente, movendo e compactando os detritos no contêiner para a carga, uma espécie de baú que pode ter vários tamanhos e capacidades de carga. Para a descarga, toda a porta traseira é destravada e erguida, na parte frontal do baú, próximo à cabine, fica o painel ejetor, sobre o qual atua um pistão hidráulico empurrando toda a carga para a porta traseira.
O problema do lixo, é relativamente recente, sendo notado nos últimos dois séculos, agravando-se há menos de um século, quando aumentou muito em volume com a formação de grandes centros, e a medida em que se criava produtos industrializados, grande quantidade de embalagens, objetos plásticos, borrachas e outros materiais sintéticos.
Ao Final dos anos 1800, veículos para transporte de resíduos urbanos eram carroças, de tração animal ou humana, isso onde haviam, más com a invenção dos primeiros veículos automotores, principalmente a vapor, surgiriam os primeiros caminhões de lixo propriamente ditos, no início dos anos 1900 caminhões com motores a combustão, eram adaptados para a coleta de lixo, não eram diferentes de um caminhão basculante típico, e ocorria de resíduos vazarem ou caírem, empresas começaram a construir corpos de despejo especializados que eram lacrados nas laterais, no entanto, à medida que as caçambas ficavam maiores e mais altas, ficava mais difícil jogar o lixo dentro dela, os compartimentos abertos espalharam os odores e ainda ocorria a queda de detritos.
Estima-se que os primeiros caminhões compactadores tenham sido criados na década de 30, incialmente utilizando apenas um lamina que empurrava os resíduos para a parte de trás do contêiner, que era basculante e possuía abertura traseira, assim foram criados também sistema de carregamento automático, a americana Garwood teria grande participação no início e ao longo da história dos caminhões de lixo.
No Brasil, os primeiros passos para a limpeza pública ocorreram em grandes cidades, como no RJ, então Capital do Brasil, em 1853, e em são Paulo, em 1891, projetos de regulamentação de transporte de lixo para excluir definitivamente os escravos dessa função.
Em 1873, um marco histórico ocorria da história da coleta de lixo no Brasil, foi contratada pelo Ministério Imperial uma empresa francesa, particular, para realizar os serviços de limpeza da cidade, o proprietário da empresa, o empreendedor Frances Pedro Aleixo Gary, os funcionários da empresa que realizavam a limpeza passaram a ser chamados “gari”, dava-se início então à profissão, em referência ao dono da empresa. O contrato com Aleixo Gary durou 20 anos, e em seu lugar foi criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade. o
Somente após final da década de 40, e anos 50, com a chegada de várias marcas de caminhões, incluindo a Brasileira FNM, e consequente aumento da produção de veículos no país, que alguns implementos próprios para caminhão de lixo surgiam, para serem colocados sobre caminhões FNM, Ford e Chevrolet. Uma das primeiras criadoras desses implementos no Brasil, foi a Fabrica Nacional de Vagões, FNV, com sistemas de carregamento lateral, e compactação no contêiner basculante, assim seguia a evolução da coleta, compactação e transporte de lixo no país pela década de 60.
Já nos anos 70, um novo implemento começava a ser usado nos caminhões de lixo pelo Brasil, equipando os mercedes benz, Fords, chevrolets, Dodges e Fiats, tratava-se de um deposito cilíndrico com um dispositivo na traseira que ao girar forçava os detritos em direção ao fundo, as pessoas os viam como um liquidificador gigante, as primeiras prefeituras ou empresas a comprarem os exibiam em eventos e lançamentos.
Nesse período, um personagem de animação surgia, o Sujismundo, criado para publicidade e campanhas de conscientização sobre higiene e limpeza.
Pouco tempo depois, ainda com a crescente necessidade de destinação da grande quantidade de lixo, finalmente chegava ao Brasil os caminhões coletores e compactares de lixo, com o princípio de funcionamento e aspecto que permaneceria como padrão pelas próximas décadas.

CONTATO do Canal: [email protected]
FACEBOOK:   / qravolantao  
SEJA MEMBRO:    / volantÃo  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке