The Baggios - Limaia ( Clipe Oficial)

Описание к видео The Baggios - Limaia ( Clipe Oficial)

"Limaia": https://ffm.to/limaia
Escute "Vulcão" indicado ao Grammy Latino 2019: http://smarturl.it/baggiosvulcao
Instagram:   / thebaggios  
Twitter:   / thebaggios  

°
O nome “Limaia” vem das limalhas de ferro que são misturadas com pólvora para dar grande brilho ao rojão das espadas. Essa por sua vez é feita de pedaços do caule de bambu ôco, onde é socada uma grande quantidade de pólvora com limalha, argila (para tapar a frente e o fundo da taboca) e amarrada por cordas de sisal para reforçar o bambu. Essa peça de fogo de artifício que corre no chão, zigue-zagueando, é coisa típica do São João nordestino e principalmente em Sergipe, onde há uma tradição de guerra de espadas ou limaias como é conhecido os busca-pés (um tipo de espada que explode) de tamanho avantajado.

Em Junho na cidade de São Cristóvão-SE, a Caceiteira de Mestre Rindú, existente há mais de 130 anos, criou o ritual do cortejo para festejar a entrada do seu principal mês. Com esse cortejo originou-se a festa do mastro da cidade, onde os moradores buscam na mata uma árvore velha e a coloca no meio de uma praça, penduram prêmios diversos e armam uma fogueira no seu tronco cantando até a madrugada, esperando o mastro cair e assim garantirem seus presentes. A música é feita com zabumba, tarol, ganzá e cantigas antigas e tem muita dança, tudo isso somado a espadas, busca-pés, pitus e bombas. Em 1978 um grupo de moradores mais rebeldes levaram cachaça para os cortejos deixando o Mestre Rindú contrariado, e isso fez gerar o grupo da caceteira dos macacões com a turma que gostavam de uma farra mais intensa regada a álcool.

Viva a cultura popular sergipana! Viva a caceteira! Viva os fogueteiros! Viva!
°
Direção: Raphael Borges
Fotografia: Vicente Otavio
Edição e Finalização: Julio Andrade
Produção: Kika Medeiros
Assistente: Val Santos
Assistente 2: Edu Freire
Still: Fernando Correia
°
Agradecimentos: Fernanda Marques, Eluar, Marco Aurélio, Edu Freire, Heraclito Rollemberg, Ailton do Bar, Museus dos ex-votos, Crides Fogueteiro, Danilo Dorneles e a Turma da Fogueterada

Комментарии

Информация по комментариям в разработке