Por que tanta gente NÃO GOSTOU de The Legend of Zelda: Skyward Sword?

Описание к видео Por que tanta gente NÃO GOSTOU de The Legend of Zelda: Skyward Sword?

The Legend of Zelda é uma franquia especial no mundo dos videojogos, mas até a melhor caixa de chocolate vem com aqueles bombons que ninguém gosta. Hoje vou falar sobre a razão de muita gente não ter curtido Skyward Sword, principalmente na época de seu lançamento, que foi no finalzinho da vida do Wii, quando a Nintendo estava lançando poucos jogos de peso e existia uma expectativa muito alta em cima desse game.

Lembrando que eu gosto muito Zelda Skyward Sword, ele é um dos meus jogos preferidos do Nintendo Wii e esse vídeo aqui não é pra dar hate ou algo do tipo. É apenas para apontar porque algumas pessoas não curtiram tanto esse game e, claro — porque nada é perfeito, e, por isso a gente vai apontar alguns probleminhas que não agradaram pelo menos a maioria dos jogadores

1 - Controles de movimento

Usar o controle do wii para interagir com os jogos era o auge da tecnologia lá em 2006, bem no comecinho da vida do console.
Eu lembro que algumas pessoas se empolgavam a ponto de quebrar a televisão da sala jogando aquele tênis do Wii Sports. Aquele videogame era uma parada revolucionária na época.

Quando Skyward Sword foi lançado, o Wii já estava fora de moda e a Nintendo fez o jogo pensando no Wii Motion Plus - aquele acessório que deixava a movimentação do controle mais realista.

O problema é que os controles do jogo não ficaram tão precisos e muitas vezes chegavam atrapalhar a jogatina - principalmente nos combate,
já que alguns inimigos neste jogo só podem ser derrotados com um golpe em uma direção específica e às vezes o jogador dava um golpe na vertical e saia na horizontal ou fazia um movimento na diagonal e o link ficava parado e enfim... era uma experiência bem atrapalhada.

Sem falar que de vez em quando tinha que parar de jogar pra ficar balanceando o controle porque ele ficava descalibrado, mas ainda bem que pelo menos colocaram a opção de jogar com controles tradicionais na versão HD que fizeram pro Nintendo Switch.

2 - Linear demais

Uma das melhores qualidades de qualquer Zelda é descobrir o mundo com os olhos do link: explorar florestas, cavernas e dungeons… isso tudo é marca registrada da série desde o Nintendinho.

Porém Skyward Sword é um dos poucos jogos da franquia que não segue esse estilo, tudo por causa do grande foco que deram à história — sim, 90% do gameplay é sustentado na narrativa, inclusive alguns cenários mudam dependendo dos eventos da trama.

3 - Narrativa arrastada

Se eles sacrificaram várias marcas registradas de Zelda para sustentar a história desse jogo, então essa história deve ser muito boa, não é? Pois bem, eu acho que ela deixa a desejar em alguns pontos.

O começo do jogo inteiro é um tipo de tutorial que, ao mesmo tempo que ensina o jogador sobre a jogabilidade, serve para mostrar como os dois protagonistas são mais próximos do que os outros personagens.

Desde que acontece aquele evento que faz Link ter que descer à superfice, começa um longo ciclo de: Zelda está desaparecida e você precisa rastrear sinais dela e quando encontra ela tem que escapar e depois você tem que ir atrás dela em outro lugar e assim por diante...

E no intervalo entre um evento e outro que os protagonistas se encontram é onde de fato acontece o gameplay, ou em outras palavras, você deve ir passando as fases para ganhar migalhas da história, que evolui bem lentamente até o final do jogo.

Não estou dizendo que a história é ruim, mas a forma que as coisas se desenrolam é bem maçante.

4 - Se afasta da essência épica de Zelda

A primeira coisa que me vem à cabeça quando se fala em Zelda é a aventura de um garoto em lugares épicos contra monstros perigosos para salvar o reino de Hyrule. Essa impressão não é somente minha, já que é bem fácil encontrar pela internet diversos trabalhos, covers, fanarts que representam esse feeling da série.

Mas o que acontece em Skyward Sword é algo bem decepcionante, principalmente para quem é fã das antigas: a maioria dos inimigos não apresentam ameaça e tem uma aparência até fofinha às vezes.

Sem desmerecer a direção de arte, na verdade eu até aprecio jogos que saem do padrão, mas o problema dos bichos de Skyward Sword é que a maioria deles são parecidos uns com os outros, apenas variando a cor dependendo da região.

5 - Excessos de tutoriais

Você pode ser o maior fanboy de Skyward Sword, mas COM CERTEZA vai concordar que esse jogo tem tutorial até demais. Principalmente ali no começo, que o link não pode nem sair daquela academia de cavaleiros antes de aprender umas coisas bem básicas.

Mas a maior chatice nesse aspecto de chama Fi — a assistente do Link. Na teoria ela deveria apenas ajudar quando fosse necessário, mas o que acontece é que ela interrompe a jogatina a todo o momento para dizer o que fazer, tirando boa parte da graça da experiencia.


Fique à vontade para discordar com educação nos comentários =)

Комментарии

Информация по комментариям в разработке