1980 -BETH CARVALHO:ANDANÇA, AO VIVO

Описание к видео 1980 -BETH CARVALHO:ANDANÇA, AO VIVO

Beth no FESTIVAL DA NOVA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA – MPB 80.Período de exibição: 14/03/1980 – 23/08/1980
Horário: sextas-feiras, às 21h10.A presentador:Miele.
Com uma pré-seleção dirigida pelo maestro Guto Graça Mello, o Festival da Nova Música Popular Brasileira – MPB 80, apresentado na faixa de programação Sexta Super, elegeu 60 finalistas entre 16 mil compositores e 20.183 músicas inscritas. A Rede Globo convocou compositores de todo o país para o festival, e o interior foi representado por um número significativo de concorrentes.

Ensaios e eliminatórias foram realizados no Teatro Fênix, no Riocentro e no Teatro do Jockey, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. As músicas concorrentes foram divididas em grupos de 15 e apresentadas em quatro eliminatórias. Cada etapa apontava cinco músicas para formar as 20 composições que concorreriam às semifinais. O júri era composto por 200 profissionais das mais diversas áreas, como artistas plásticos, compositores, críticos, jornalistas e DJs.

Durante as eliminatórias, foram realizados shows com destacados nomes da MPB, como Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Nelson Gonçalves e Tom Jobim. Gravaram-se, ainda, depoimentos sobre os festivais (como os do então ministro da Educação e Cultura Eduardo Portella, dos críticos musicais Ricardo Cravo Albin e Sérgio Cabral, do jornalista Blota Júnior e dos cantores Ângela Maria, Caetano Veloso, Elis Regina, Jair Rodrigues, Nara Leão e Zé Ramalho).

Algumas canções de destaque foram Clareana, de Joyce e Maurício Maestro, interpretada pela própria Joyce, e Nostradamus, composta e defendida por Eduardo Dussek.

A finalíssima foi realizada no ginásio do Maracanãzinho, no dia 23 de agosto, reunindo um público de 30 mil pessoas.

Enquanto os jurados davam as notas, Fagner, Gonzaguinha e Jorge Ben Jor se apresentavam para a plateia. Entre os concorrentes finalistas estavam nomes já consagrados na música nacional, como o grupo A Cor do Som e os cantores Baby Consuelo e Renato Teixeira.

A campeã do festival foi Agonia, de Mongol, interpretada por Oswaldo Montenegro; em segundo lugar ficou Foi Deus quem Fez Você, de Luiz Ramalho; e em terceiro, A Massa, de Raimundo Sodré e Antonio Portugal, interpretada por Raimundo Sodré. Jane Duboc recebeu o prêmio de melhor cantora pela interpretação de Saudade, de Nato Gomes.

Pelas normas do festival, os três primeiros colocados, o melhor arranjo e os melhores intérpretes masculino e feminino receberam prêmios em dinheiro. A composição campeã também levou um troféu criado especialmente para o evento.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке