IGOR STRAVINSKY - Three Songs from William Shakespeare (1953) 1. Musick to hear 00’00’’ 2. Full fadom five 03’03” 3. When Dasies pied 04’41
ZELIA BRANDÃO – flauta, PAOLO MOLINA - clarinete, JÚLIO COELHO – viola
Helma Haller natural de Curitiba, PR, é bacharel em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com especializações no Brasil e exterior.
Foi integrante do grupo profissional Camerata Antiqua de Curitiba da Fundação Cultural de Curitiba de 1980 a 2012, como cantora, ensaiadora, membro do Conselho Artístico, diretora musical e regente.
Foi integrante do ContempoSonoro, O grupo se formou em 1995, em Curitiba/Brasil, sob a regência do compositor Berthold Tuercke. Tendo atuado até meados dos anos 2.000. A partir de 1996, a direção artística se tornou um projeto colaborativo entre Tuerck e o compositor brasileiro Chico Mello. O repertório percorria dos clássicos da vanguarda às áreas laterais, como teatro musical e música popular experimental. Tendo realizado diversas apresentações, dentre elas: várias em Curitiba, em Londrina, no Instituto Goethe, na Biennal de Música Brasileira Contemporânea, em Salvador, no Rio de Janeiro, Música Viva, Munique/Alemanha, Institut für Neue Musik, Berlim/Alemanha, entre outros.
No ano de 2000 Helma criou seu próprio grupo, o coro feminino Collegium Cantorum, com o qual vem desenvolvendo importante resgate e divulgação da música coral brasileira, além de interpretar obras do repertório internacional para esta formação. Efetuou registro de obras inéditas do repertório coral brasileiro através de 5 CDs.
No ano de 2020 é convidada como palestrante em fóruns sobre a atividade do Canto Coral no atual momento de Pandemia COVID19 em diversos congressos e festivais virtuais, como Presto Produções e Promoções Artísticas e a Semana de Canto Coral Virtual em Curitiba, entre outros. Prossegue seu trabalho de maestrina com ensaios e aulas individuais online, tendo realizado vários registros em vídeos virtuais no 1º semestre deste ano.
Atua como mentora para solistas instrumentais ou cantores, grupos de câmara e coros. Representa o Brasil no World Choir Council da Interkultur e Crescendo International. Em fevereiro de 2017 conduziu o Collegium Cantorum em concertos na Philharmonie Berlin, Alemanha, participando de workshop e em concerto com o Rundfunkchor Berlin sob a regência de Nikolas Fink. Em maio de 2018 participou do coro de câmara Soli Deo Gloria de Stuttgart em tournée na Alemanha, a Jerusalem Baroque Orchestra (David Shemer) sob a maestrina Monica Meira Vasques, integrando também o CD “Der Messias” de Händel em idioma hebraico, gravado para as comemorações dos 70 anos de fundação do Estado de Israel, lançado no início do ano de 2019.
Muitos dos seus trabalhos, como editoração de partituras, traduções das grande obras corais para o português, os CDs, vídeos e outras informações podem ser obtidas no site:
http://www.cantorum.com.br
Информация по комментариям в разработке