Você sabia que as AMINAS têm várias funções importantes na medicina, principalmente por serem envolvidas em processos biológicos e terapias.
Aqui trago alguns exemplos do ponto de vista BIOQUÍMICO/FISIOLÓGICO:
Histamina: Importante na resposta imunológica e alérgicas.
Anti-histamínicos são usados para tratar alergias.
Serotonina: Regula o humor, sono e apetite. Antidepressivos muitas vezes atuam sobre seu sistema.
Dopamina: Envolvida no controle motor e no sistema de recompensa. Importante em condições como Parkinson e esquizofrenia.
Adrenalina (Epinefrina): Usada em situações de emergência, como anafilaxia e paradas cardíacas.
Noradrenalina (Norepinefrina): Utilizada para aumentar a pressão arterial em casos de choque.
Aminas Antidepressivas: Como os inibidores da recaptação de serotonina (ISRS), que ajudam a tratar a depressão.
Aminas Vasodilatadoras: Como a nitroglicerina, usadas para tratar angina.
Aminas em Diagnóstico:
Tais exemplos mostram como as aminas são fundamentais na compreensão e tratamento de várias condições médicas.
Do ponto de vista QUÍMICO, nesta aula vamos iniciar o estudo da FUNÇÃO ORGÂNICA AMINA.
Diferente das funções que já estudamos (Hidrocarbonetos, Haletos Orgânicos, Álcoois, Fenóis e Éterer), nas AMINAS aparece a presença de um átomo que as outras funções não possuíam que é o NITROGÊNIO, tornando as aminas as BASES ORGÂNICAS.
Ou seja, de uma maneira geral, todas as aminas apresentam um caráter BÁSICO e podem atuar captando HIDROGÊNIOS ÁCIDOS (PRÓTONS) de substâncias ácidas, realizando reação ÁCIDO-BASE. Além disso, as aminas podem atuar como nucleófilos em reações de SUBSTITUIÇÃO NUCLEOFÍLICA.
Nesta primeira aula vamos aprender suas características e classificação: aminas PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS, TERCIÁRIAS, ALIFÁTICAS, AROMÁTICAS e HETEROCÍCLICAS e como identificar a presença destes compostos nas moléculas que estivermos estudando. Isso é muito importante para que a gente possa avançar nos demais assuntos e aprender, de forma significativa, a química orgânica.
Além disso, precisamos saber dar a NOMENCLATURA das AMINAS, respeitando as regras da IUPAC para que possamos, principalmente, escrever a estrutura química de uma amina à partir do seu nome; e, vou ensinar isso aqui também.
Por fim, vamos discutir suas propriedades físicas (PONTO DE EBULIÇÃO, PONTO DE FUSÃO e SOLUBILIDADE). Isso é um assunto muito cobrado nas provas atualmente e é exatamente o fato das funções orgânicas possuírem estas características físicas diferentes entre si que enquadram os compostos nas diversas funções que estudamos.
Lembrando que o carbono é o átomo presente nas moléculas orgânicas e para que possamos compreender esta disciplina, precisamos aprender suas características.
Quer saber mais? VEM COMIGO!
Quer me conhecer nas redes sociais, siga:
/ prof.gustav. .
/ gustavohenri. .
00:00 - Introdução
01:18 - Explicando a aula
02:09 - Aminas
03:14 - Características das Aminas
04:24 - Amina primária
07:43 - Amina secundária
08:16 - Amina terciária
09:46 - Aminas alifáticas e aromáticas
13:29 - Aminas heterocíclicas
15:56 - Nomenclatura IUPAC
21:32 - Nomenclatura Aminas 2ª e 3ª
26:17 - Propriedades Físicas
28:28 - Ponto de ebulição
31:31 - Solubilidade
33:51 - Conclusão
Quem sou eu:
Me chamo Gustavo, sou Farmacêutico, Mestre e Doutor em Ciências, área de concentração em Química/Bioquímica, pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, com ênfase em Síntese Multicomponente de moléculas candidatas à fármacos com potencial antimicrobiano. Possuo experiência nas áreas de Bioquímica: Bioquímica Básica e Clínica, Química: Química Orgânica, Química Farmacêutica e Química Analítica Instrumental e área Biológica: Microbiologia, Imunologia, Histologia; Citologia. Tenho experiência em Análises Clínicas (Bioquímico). Possuo experiência como docente há mais de 10 anos.
Информация по комментариям в разработке