JONES MANOEL: QUAL O RUMO DA ESQUERDA ANTISSISTEMA? - 20 Minutos Entrevista
Candidato derrotado ao governo de Pernambuco pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), o historiador e youtuber Jones Manoel declara apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno e anuncia mobilização independente do partido pela derrota de Jair Bolsonaro, com o combate à fome como elemento central. “Temos que sair na positiva e deixar o papel de ser escudo do governo Lula para PCdoB, PT e PSOL, e também não ser um PSTU da vida, que acha que a revolução está na boca e não sai porque o governo é conciliador de classes”, afirmou, em entrevista ao jornalista Breno Altman, no programa 20 MINUTOS desta sexta-feira (07/10).
Manoel propõe que seu partido elabore uma agenda emergencial positiva em nível nacional, a despeito do governo eleito, em torno de temas como segurança alimentar, desemprego, retomada de políticas de moradia popular e enfrentamento do caos urbano, reforma agrária e educação. “Conseguimos pautar na eleição um debate que furou a bolha, sobre reconstituição de direitos trabalhistas e redução de jornada de trabalho. Em Pernambuco, conseguimos debater na positiva a reforma agrária e a estatização dos transportes, que tinham saído da agenda da esquerda brasileira”, enumera.
A posição do PCB contemplará apoios táticos eventuais, nos momentos em que um futuro governo Lula decida avançar em políticas sociais: “Por exemplo, se ele decidir reconstruir a política de segurança alimentar, vamos estar juntos”. O partido anunciará no domingo seu posicionamento na disputa ao governo de Pernambuco, que tende a ser de apoio à candidata Marília Arraes, do Solidariedade.
Para o período pós-eleitoral, Manoel planeja fundar uma produtora que faça frente aos conteúdos audiovisuais da extrema direita na internet. “Vamos entrar no ramo audiovisual de maneira profissional, para realmente rivalizar com o Brasil Paralelo”, anuncia, citando a produtora e site gaúcho que é uma das fortalezas da extrema direita bolsonarista.
00:00:00 Abertura
00:04:50 O Partido Comunista Brasileiro e a esquerda revolucionária nas eleições de 2022
00:13:46 Por que o PCB não apoiou Lula contra o neofascismo já no primeiro turno?
00:20:18 A esquerda radical poderia objetivamente ajudar a deter o avanço da extrema direita, mas não o fez
00:26:06 PCB não apoiou o PT no Rio Grande do Sul, que não tinha aliança entre a esquerda e a burguesia
00:31:43 Por que a esquerda antissistema não construiu unidade eleitoral?
00:35:57 Diferenças entre a direita de Alckmin e de Bolsonaro
00:42:08 Jones Manoel: é Lula lá no segundo turno
00:48:55 Ciro Gomes e O Triste Fim de Policarpo Quaresma
00:53:43 Manoel: PCB deve elaborar uma agenda positiva emergencial a despeito do governo
00:59:38 Estratégias da esquerda: PCB versus PT
01:08:53 O trabalhismo no Brasil: Prestes, Getúlio, Brizola, Jango, Lula
01:10:55 Uma produtora audiovisual contra a mídia de extrema direita na internet
----
Quer contribuir com Opera Mundi via PIX? Nossa chave é [email protected] (Razão Social: Última Instancia Editorial Ltda.). Desde já agradecemos!
Assinatura solidária: www.operamundi.com.br/apoio
Информация по комментариям в разработке