Salimo Muhamed Sambrowera Fandanga

Описание к видео Salimo Muhamed Sambrowera Fandanga

O ponto mais alto da loucura e da extravagância na Música Moçambicana: Simeão Mazuze, Salimo Muhamad!

Diz-se que o seu nome mudou (de Simeão Mazuze) para Salimo Muhamad à moda do pugilista norte-americano Cassius Clay: foi preso Simeão Mazuze, saiu da cadeia Salimo Muhamad, renascido.

Os seus concertos têm sempre um título diferente e, alegadamente, nunca (os concertos) se repetem. Nos últimos tempos, realizou "Kakata" (Sovina), "Madala wa Djeque", "Mughurutchendje", Xingove xi Dibi Mutchovelo" ("O gato entornou o caril"), "Djipolokoto Yeve" (que significa algo como fazer a cambalhota e cair de costas) e "Nyoka ya Mabalabala" (Cobra de muitas cores). E é ele quem fica na porta a vender e cobrar os ingressos: só após isso é que sobe ao palco!

Também é ele quem vende pessoalmente os seus discos.

Conta-se que, certa vez, num convívio familiar, um sobrinho seu pôs-se a tocar uma das suas músicas. Então, Salimo Muhamad foi ter ao sobrinho e pediu para ver o disco do qual estava a tocar sua música. E, quando descobriu que éra uma maquete pirata, partiu a maquete do sobrinho e foi-se embora!

Enfim, as duas músicas que fazem parte deste pacote foram gravadas, cada uma delas, por cada uma das suas metades. Ou seja, uma foi gravada como Simeão Mazuze ("Mamana Maria") e outra como Salimo Muhamad ("Sambrowera Fandanga").

Ambas são soberbas. Únicas. Incontornáveis. Principalmente "Sambrowera Fandanga", que ganhou o Ngoma Moçambique -- o programa radiofónico sobre a Música Ligeira Moçambicana mais importante do país, emitido pela Rádio Moçambique -- em 1990.

"Sambrowera Fandanga" é um momento único de inspiração e criatividade, um momento de verdadeiro génio. Uma das obras-primas duradoiras de toda a Música Moçambicana. Com uma letra fragmentada e desconexa, durante toda a música, Salimo Muhamad faz uma grande corrida vocal. Canta magnificamente e perdidamente. Descrito numa só palavra: assombroso! Os mais de 6 minutos da música passam sem que o ouvinte dê por eles. Realmente maravilhoso! Um momento definitivo da Música Moçambicana, mesmo no cruzar da década de 1980 para 1990, abrindo caminho para tudo de maravilhoso que viria a seguir nessa década de 1990.(...)

por Niosta Cossa

http://africagoingunite.blogspot.pt/2...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке