🟢APRENDA EXCEL COMIGO NO CURSO COMPLETO DE EXCEL COM CERTIFICADO: http://excelentejoao.com.br/sejaexcel...
🔵BAIXAR PLANILHAS (arquivo em zip): https://excelentejoao.com.br/wp-conte...
Nessa vídeo aula gratuita de Excel, vamos aprender como utilizar o Power Query para nos ajudar a automatizar tarefas do dia a dia e para ganhar tempo.
Neste tutorial gratuito de Excel, vamos especificamente utilizar o Power Query junto com a tabela dinâmica para criar um dashboard no Excel, dashboard moderno e bonito.
De forma resumida e para criar um contexto, o que vamos aprender é, a partir de vários arquivos, de várias bases de dados, de várias tabelas, de vários arquivos de Excel, de várias tabelas diferentes, vamos conectar todas essas tabelas, ou seja, vamos agrupá-las em apenas um arquivo geral, de modo a deixar um relatório embaixo do outro.
Para fazer isso, vamos utilizar a ferramenta Power Query do Excel, que é uma excelente ferramenta para nos ajudar na limpeza e organização de várias bases de dados.
Além de agrupar os arquivos todos juntos em um só, vamos criar colunas com fórmulas personalizadas. De modo a automatizar tarefas e ganhar tempo através do Excel.
Todas essas ações, edições e correções de limpeza que vamos fazer na base de dados, será também aplicada para a base de dados futuras, que vamos colocar dentro do nosso Power Query. Depois que finalizamos os tratamentos no Power Query, é só fechar e carregar o arquivo, e uma tabela geral e consolidada irá aparecer dentro do Excel.
A partir dessa tabela, vamos criar tabelas dinâmicas. As tabelas dinâmicas nos ajudam a fazer análises, resumir informações e organizar os dados que temos. Com as tabelas dinâmicas, podemos também fazer gráficos dinâmicos e utilizar segmentação de dados para filtrar as tabelas de modo interativo e dinâmico.
Com as tabelas dinâmicas, podemos construir o que é chamado de Dashboard no Excel, que é um painel visual com gráficos bonitos e modernos. Para resumir e mostrar as informações da nossa base de dados.
No dashboard, vamos utilizar algumas configurações de layout e exibição para deixá-lo mais bonito e moderno, como criar um cabeçalho personalizado e um subtítulo para o nosso relatório. Logo abaixo, vamos ter um menu de navegação ou um filtro automático, que nada mais é do que uma segmentação de dados. Vamos, a partir de figuras, formas e retângulos, criar um fundo com sombra para os nossos gráficos.
E falando em gráficos, vamos utilizar um gráfico de colunas, um gráfico de rosca e um gráfico de linhas, de modo a nos ajudar a melhor entender as informações. Lembrando que, a partir de uma base de dados, podemos fazer várias e várias análises diferentes. Aqui eu dei apenas alguns exemplos, mas vários outros poderiam ser aplicados.
#ExcelenteJoão #Excel #Dashboard
Информация по комментариям в разработке