NÃO CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/MkwOBK0
Essa é uma metodologia que está em alta hoje em dia. Nós, da educação, estamos sempre experimentando novas tendências, tentando inovar e sempre aparecem novos termos, novos métodos, sempre há atualizações para fazermos.
A ferramenta foi criada por Bernie Dodge, em 1995.
Eu fiz uma pesquisa que eu apliquei em 2019 associando a WebQuest à disciplina de língua espanhola, e eu vou contar aqui para vocês hoje um pouco sobre isso.
A WebQuest é uma ferramenta que pode auxiliar o professor e fazer com que o aluno adquira uma certa autonomia no aprendizado, pois, é um modelo extremamente simples e rico para (re)dimensionar o processo educacional, e ela é baseada também na aprendizagem cooperativa. E hoje, já conta com dezenas de milhares de páginas na internet, com propostas de educadores de diversas partes do mundo. A WebQuest não exige softwares específicos além dos que já utilizamos para navegar na rede, produzir páginas, textos e imagens. Isso faz com que seja muito fácil usar e é bem próximo da nossa realidade nas escolas públicas.
A WebQuest é uma metodologia de ensino e aprendizagem que pode ser considerada uma metodologia ativa. Uma vez que promove a autonomia e protagonismo do aluno. E existem várias maneiras de aplicá-la em sala de aula. Porque o professor monta o roteiro de estudos que o aluno vai seguir. Porém, não existe uma ordem a ser seguida. O aluno pode fazer no tempo dele. Muitas vezes, o aluno complementa os estudos em casa, então ele pode fazer ali no tempo dele e na ordem que ele quiser. Ele só precisa cumprir a atividade, entregando o trabalho ou questionário, ou o que for pedido como atividade avaliativa, dentro do prazo estipulado pelo mediador.
A WebQuest pode ser feita de várias maneiras, e o Google por exemplo, oferece páginas grátis para os professores montarem as suas, e você encontra algumas já prontas na internet que podem ser usadas. Inclusive, é muito legal que os professores disponibilizem na internet as que eles criarem para os outros educadores, criando comunidades colaborativas. E já existem algumas é só pesquisar.
Agora eu vou falar sobre a WebQuest que eu apliquei com os meus alunos, em 2018 e 2019. Lembrando que eu inventei e adaptei a minha realidade e que deu certo. Mas é só um exemplo. Eu dividi a turma de quatro grupos, e na primeira aula, eu expliquei a metodologia e apresentei a WebQuest que eu publiquei no Google sites. Eles acessaram em sala de aula como o Chromebook.
Eu exibia WebQuest em slide com o projetor, mas eles também acessaram pelos dispositivos, para ficar mais interativo e para eles terem a experiência de acessar, anotas o endereço para quem quiser acessar de casa, depois. Para eles saberem acessar sozinhos.
Isso foi muito importante, porque naquele momento eles souberam tudo o que seria cobrado e avaliado. Então eu gastei uma aula inteira para apresentar a metodologia para eles, como funcionava a sala de aula invertida e o propósito das metodologias ativas.
A minha foi um pouco complexa. Eles tiveram que pesquisar, cada grupo sobre um país falante de espanhol, depois, elaborar um questionário para entrevistar um nativo. Depois traduzir para a língua alvo, depois entrevistar o nativo pelo WhatsApp. Depois montar slides sobre o que eles pesquisaram sobre o país e contando também sobre a entrevista com o nativo. Essa foi a culminância do trabalho. O trabalho foi grande, para trabalhos assim, eu atribuiria pelo menos pontos.
Então toda WebQuest deve conter: 1 - Introdução. (é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.)
E, se for a primeira vez que você estiver aplicando, é bom você explicar a metodologia para eles, e nessa primeira aula, ficar só nisso.
1. Tarefa (onde você vai propor e detalhar a atividade)
2. Processo (Aqui você vai explicar as etapas que o aluno vai percorrer)
3. Fontes de informação (Aqui você vai dar um banco de dados para o aluno, que podem ser sites, entre outras coisas. Não precisa necessariamente ser só a internet como fonte de pesquisa e de recurso, mas parte do recurso deverá ser a internet.)
4. Avaliação (aqui você vai dizer o que será cobrado do aluno, como será cobrado, quantos pontos valerão o trabalho (caso valha alguma nota). E pode avaliado por rubrica ou grelha de avaliação.
5. Conclusão A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na WebQuest e os objetivos supostamente atingidos.
6. Créditos (A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na WebQuest: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web.
Espero que a minha experiência tenha contribuído de alguma forma pra que outros professores queiram utilizar essa poderosa ferramenta.
¡Un fuerte abrazo a todos! Y ¡Hasta luego, pimpollos tecnológicos!
Информация по комментариям в разработке