#AGROCULTURA

Описание к видео #AGROCULTURA

Pode esquecer a ideia de que no Sertão só existem cactos e que as pessoas e os animais sofrem com a falta d’água. O cenário é completamente diferente no Vale do São Francisco, a região margeada pelo rio de mesmo nome nos estados de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, um polo da fruticultura irrigada no Brasil.

Nos anos 60, tiveram início os primeiros projetos públicos de irrigação na região, feitos com estudos húngaros e israelenses. O polo de irrigação mais desenvolvido do Vale está situado em torno das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). De acordo com informações da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), na região encontram-se instalados sete Projetos Públicos de Irrigação (PPI), sendo dois em Pernambuco: Senador Nilo Coelho e Bebedouro; e cinco na Bahia: Curaçá, Maniçoba, Tourão, Mandacaru e Salitre.

A história do desenvolvimento da região está totalmente atrelada à do rio São Francisco, de onde se tira água para as plantações. Hoje em dia, a tecnologia utilizada já é outra, sendo usadas, principalmente, as técnicas de microaspersão e gotejamento.

No eixo Petrolina-Juazeiro está o maior polo de fruticultura do Brasil, com destaque para a produção de uva, manga, goiaba e cana-de-açúcar. Por ano, a região produz cerca de 604 mil toneladas de manga e 252 mil toneladas de uvas, de acordo com informações da Vale Export. As frutas são vendidas no mercado interno e também exportadas. Os principais importadores dessas frutas são Holanda, Reino Unido, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Canadá, e Argentina.

A equipe do AgroCultura foi até lá conhecer e preparou uma série especial em três episódios:

1) Riquezas do Velho Chico - Produção de Manga (15/06/2019)
2) Riquezas do Velho Chico - Produção de Espumante (22/06/2019)
3) Riquezas do Velho Chico - Produção de Uva (29/06/2019)

As reportagens foram exibidas em três fins de semana: 15, 22 e 29 de junho de 2019.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке