#growlight #fullspectrum #cultivoindoor
Essa é a continuação do nosso vídeo de maior sucesso aqui do canal. Neste episódio procuro fornecer informações mais técnicas sobre cada tipo de LED que temos disponível.
Já tenho a experiência de 11 anos de cultivo indoor. Já cultivei com lâmpada de vapor de sódio (HPS) e tive os primeiros painéis de LED. Hoje posso afirmar com certeza que os LEDs são muito mais eficientes e ecônomicos que o HPS, levando em consideração nosso conhecimento prático e teórico, baseado em informações e testes de cultivadores e fabricantes de luzes de cultivo.
Hoje conseguimos ter plantas plenamente saudáveis e com ótimo desenvolvimento mesmo dentro de um local como a nossa loja, onde não há luminosidade o suficiente.
Aqui ainda temos um agravante: Há uma marquise acima da nossa sobreloja, o que impede totalmente a luminosidade natural. O segunda agravante seria a quantidade muito grande de plantas que possuímos na loja.
----------
Lumens(LUX ou Flux Lúmen): é a unidade de medida que nós humanos enxergamos e não o que as plantas absorvem, mas até hoje é utilizada por alguns como referência para plantas
Watts - é a potência de energia que a lâmpada precisa para funcionar, isso não é relevante para a planta, basicamente é o impacto dessa lâmpada na sua conta de energia
Fotons: é a forma de luz que as plantas absorvem - utlizamos um contador de fótons ou medidor quantico para analisar as lâmpadas e para isso utilizamos a medida PPFD (Photosynthetic Photon Flux Density) -
PPFD (Photosynthetic Photon Flux Density)
PPFD significa “Densidade de Fluxo de Fótons Fotossintéticos”
Como a própria sigla define, ela mensura a densidade de luz, luz intensa tem um alto PPFD e luz suave tem um baixo PPFD -
é uma unidade de medida usada para aferir o número de fótons ideias para o pleno desenvolvimento da sua planta
E para que isso serve exatamente?Suponhamos que você queira utilizar a GrowLight para uma área de 60x60cm. Com o contador de fotons, você consegue medir quanto de luz “boa para fotossíntese”chegará em cada ponto desta área.
As plantas de SOL PLENO, precisam de luz de alta intensidade e as plantas de meia sombra precisam de luzes de baixa intensidade. Por isso tome cuidado com as luzes de alta intensidade.
Você tem uma Grow Light potente e precisa de baixa intensidade? Você pode regular isso ajustando a altura da luz em relação à planta. Quanto mais próxima, mais intensidade. Por isso é importante se atentar às recomendação do fabricante sobre como posicionar o seu LED ou, deixe ela com no mínimo 50 cm de altura e, se sentir necessidade, pode ir abaixando de 2 em 2 cm, para evitar danos às folhas, flores ou frutos.Por isso temos a opção de LED Tubular - Ele emite as ondas necessárias para sua planta se desenvolver e pode ser instalado próxima à planta. Por aqui recomendamos a utlização em armários e estantes, exatamente como são utilizados em fazendas verticais urbanas e ele foi desenvolvido para isto.
FOTOPERÍODO
O fotoperíodo é período de tempo que a planta fica exposta à luz, lembrando que não podemos deixar a planta sempre exposta à luz. Elas também precisam “dormir”, e passa um período de no mínimo 6 horas com PPFD abaixo de 500 µmol/m2/s - que seria a quantidade de um pôr do sol.
Para entender melhor isso, só precisamos observar a natureza e as estações do ano. Em algumas estações o dia fica mais longo, como no verão e no inverno isso se inverte, os dias escurecem mais rápido. Essa variação é mais intensa em regiões mais afastadas da linha do Ecuador. Aqui no Brasil a mudança é muito sútil, mas ela ainda existe.E qual a importância disso para as plantas? Com a mudança do fotoperíodo é que elas entendem o momento de florescer ou entrar em dormência. Em conjunto com a mudança de temperatura, é claro.
DLI (Daily Light Integral): Significa luz diária integral
DLI, que está presente em quase todos os estudos e gráficos que vocês podem encontrar por aí sobre este nosso tema do vídeo. É o DLI (Daily Light Integral) que Significa luz diária integral
Resumidamente, a luz diária integral seria um acumulo dos PPFD e o Fotoperíodo de exposição à luz.
A fórmula para calcular a DLI é:
μmol m-2s-1 (ou PPFD) x (3600 x fotoperíodo) / 1.000.000 = DLI (ou mols/m2/dia)
PPFD é o número de fótons que chegam a uma área específica (m²) a cada segundo, medido em micromoles (μmol m-2s-1)
Micromoles = 1 mol
3600 segundos = 1 hora
Fotobiologia e Morfologia da planta:
PAra a planta crescer de forma natural, que seria a morfologia, é preciso que o comprimento de onda da luz artificial compreenda todo o spectrum de luz, ou seja, todas as cores que a luz do sol tem, a Fotobiologia estuda exatamente isso.
Existem algumas substancias geradas pela planta durante a fotossíntese, como Clorofila A, Clorofila B e Bacteriofila e cada uma é gerar por faixas desse Spectrum de luz desde infravermelhos e ultravioleta que não conseguimos enxergar, até as faixas que o olho humano enxerga.
Информация по комментариям в разработке