Documentário salvaguarda da capoeira da Bahia

Описание к видео Documentário salvaguarda da capoeira da Bahia

Seja um apoiador do nosso trabalho fazendo a sua contribuição pelo PIX chave: [email protected]

A salvaguarda da capoeira da Bahia lança o documentário e portal da capoeira serão lançados nessa próxima quarta-feira, 24/11, a partir das 18h, no Teatro Gregório de Mattos, centro de Salvador.

Os produtos são resultado do projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia, que circulou por 11 cidades, articulando 15 territórios e entrevistando mais de 70 mestres e mestras de capoeira, de diferentes grupos, estilos e linhagens.

O portal digital, disponível a partir do dia 24 no endereço www.capoeiradabahia.com.br, trará informações sobre a capoeira e seus mestres; mapeamento da capoeira da Bahia; repositório de livros e teses; cursos de formação voltados para capoeiristas; roteiros turísticos da capoeira baiana; além de uma loja virtual com a produção de mestres artesãos.

O livro Capoeira da Bahia: histórias, territórios e trajetórias, organizado pelo pesquisador Paulo Magalhães, traz uma grande síntese da história da capoeiragem baiana, em seus diversos momentos de transformação, mostrando o desenvolvimentos de diferentes estilos e linhagens, além das histórias de vida de mestres e mestras de capoeira representativos de dez territórios de identidade.

O documentário A capoeira na Bahia: um retrato atual, dirigido pelo mestre Duda Carvalho, aborda diversos temas transversais como os diferentes mitos de origem da capoeira, seus processos de resistência e luta, de formação/educação, além das dificuldades enfrentadas pelas mulheres num espaço ainda patriarcal.

Durante o lançamento, os produtos serão apresentados e haverá uma distribuição direcionada dos livros, para mestres e líderes de grupo.

O projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia foi idealizado e construído pelo Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia e executado através de parceria com a ACEB – Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia. Aconteceu através de chamada pública do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio financeiro do IPAC, SECULT, Governo do Estado, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.
#MovimentoPopulardaCapoeira #CapoeiraAngola #CapoeiraRegional #Capoeira #CapoeiradeRua #SalvaguardaDaCapoeiraNaBahia

Комментарии

Информация по комментариям в разработке