Aula 3.1- Introdução à análise de narrativa literária: conto de Edgar Allan Poe

Описание к видео Aula 3.1- Introdução à análise de narrativa literária: conto de Edgar Allan Poe

Essa é a primeira aula de uma série que vai abordar como fazer uma análise de narrativa em geral e de narrativa ficcional literária especificamente. A aula inicia os conceitos básicos de análise de narrativa e se propõe a apresentá-los no decorrer da prática da análise de um dos maiores contos da literatura moderna: “A queda do solar de Usher”, de Edgar Allan Poe.
A aula apresenta, de início, a diferença de tradução da palavra “house” por “solar” e características básicas do autor enquanto representante da ficção gótica, bem como a natureza do gênero conto. A aula se detém mais sobre o tipo de narrador do conto (homodiegético), como ele possui uma observação acurada mas limitada e por que ele não tem nome.
Na sequência, a aula discorre sobre o caráter intencional e funcional de uma narrativa literária e a necessidade desconstruir a oposição entre o mecânico e o sentimental, bem como de desmontar a identificação com qualquer personagem. O narrador é adequado à sua função porque é o melhor amigo do protagonista, o narrador é a voz da narrativa, media a relação entre o leitor e a história (e o protagonista em particular) e o protagonista é o centro dos acontecimentos. Não vale a pena falar demais só dos personagens: é preciso entendê-los dentro da engrenagem total da narrativa, que é feita de vários outros elementos. Não se deve esquecer que o personagem é um ser de papel.

Eduardo Guerreiro B. Losso é professor associado do programa de pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, bolsista produtividade do CNPQ e editor da Revista Terceira Margem. Estuda teoria crítica, literatura e teoria da mídia, secularização da mística na literatura moderna, movimento literário simbolista, contracultura musical e poesia brasileira contemporânea. Publicou o livro 'Sublime e violência: ensaios sobre poesia brasileira contemporânea' pela Azougue Editorial, Rio de Janeiro, em 2018 e, mais recentemente, 'Mística e antimística', Lisboa, Oca Editora, 2020.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке