Guerra na Ucrânia: BBC em ondas curtas garante acesso à informação às populações ucraniana e russa.

Описание к видео Guerra na Ucrânia: BBC em ondas curtas garante acesso à informação às populações ucraniana e russa.

Enquanto a Rússia está tentando cortar o fluxo de informações na Ucrânia atacando sua infraestrutura de comunicação, a agência de notícias britânica BBC, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, voltou a emitir sinal de rádio através das Ondas Curtas para garantir acesso à informação às populações ucraniana e russa. A emissão consistirá em quatro horas diárias de notícias do seu serviço mundial em inglês.
A medida se deu para que a população da Ucrânia e da Rússia possam ter informações verídicas sobre a invasão dos russos ao país ucraniano. A Rússia bloqueou os sites da estação britânica, bombardeou uma torre de transmissão e extinguiu a tradicional Rádio Ekho Moskvi, bem como aos sites da estação Meduzha e da Radio Liberty.

O serviço de ondas curtas foi muito usado nas áreas de conflito e de catástrofe durante a II Guerra Mundial e a Guerra Fria pois consegue chegar mais longe e ser mais facilmente captado por rádios portáteis em qual parte do mundo.

Ondas curtas tinha sido abandonadas em 2008

Em 2008, após 76 anos de emissões, a BBC tinha cessado com as ondas curtas na Europa tendo em conta os avanços tecnológicos e a disseminação da informação online.

"Continuar a dar ao povo russo acesso à verdade"

O diretor-geral da BBC explicou num comunicado que "Costuma-se dizer que a verdade é a primeira baixa da guerra. Num conflito onde a desinformação e a propaganda são abundantes, há uma necessidade clara para informação independente e factual na qual as pessoas podem confiar e, numa evolução significativa, milhões de russos estão agora a recorrer à BBC".

QTH de transmissão: Woofferton, Ludlow, Shropshire, Inglaterra
QTH de recepção: Choró, Ceará, Brasil
Distância: 7.223 Km
Horário UTC: 14H00 - 16H00
Frequência: 15.735 kHz
Receptor: Sangean ATS 909X2 | Tecsun PL880
Antena: Long Wire 20 metros

Комментарии

Информация по комментариям в разработке