Porsche 959 - O carro de produção mais rápido do mundo em 1986!

Описание к видео Porsche 959 - O carro de produção mais rápido do mundo em 1986!

Porsche 959 - Uma lenda alemã nos anos 80

O 959 com turbo alimentação foi o carro de rua legal mais rápido do mundo quando lançado, atingindo uma velocidade máxima de 317 km/h (197mph), com algumas variantes até mesmo capazes de atingir 339 km/h(211mph). Durante sua produção, o 959 foi considerado o carro esportivo de estrada mais avançado tecnologicamente já construído e o precursor de todos os carros esportivos futuros. Foi um dos primeiros carros esportivos de alto desempenho com tração nas quatro rodas , servindo de base para o primeiro modelo 911 Carrera 4 de tração nas quatro rodas da Porsche . Seu desempenho convenceu os executivos da Porsche a tornar o padrão de tração integral em todas as versões com turbo alimentação do 911, começando com o 993. O sistema Bi-turbo usado no 959 também abriu caminho para os futuros carros esportivos Porsche com turbo compressor. Em 2004, a Sports Car International foi nomeada o 959 número um em sua lista dos Melhores Carros Esportivos da década de 1980.

O 959 também apresentava o sistema de tração nas quatro rodas Porsche-Steuer Kupplung (PSK). Capaz de alterar dinamicamente a distribuição de torque entre as rodas traseiras e dianteiras em condições normais e deslizantes, o sistema PSK deu ao 959 a adaptabilidade de que precisava tanto como carro de corrida quanto como "super" carro de rua. Sob forte aceleração, o PSK poderia enviar até 80% da potência disponível para as rodas traseiras, ajudando a aproveitar ao máximo a polarização de tração traseira que ocorre nessas ocasiões. Também pode variar a polarização de potência dependendo da superfície da estrada e mudanças de aderência, ajudando a manter a tração em todos os momentos. O painel apresentava medidores exibindo a quantidade de deslizamento do diferencial traseiro, bem como a potência transmitida ao eixo dianteiro. O magnésio rodas de liga leve eram únicas, sendo vazadas por dentro para formar uma câmara vedada contígua ao pneu e equipadas com um sistema de monitoramento da pressão do pneu embutido.

Grupo B / Paris-Rally Dakar

O 959 obteve sucesso no Rally Paris-Dakar de 1986, após uma temporada mal sucedida em 1985
O 959 foi originalmente destinado ao Grupo B, mas o tempo de desenvolvimento demorou mais do que o esperado. Os primeiros carros de corrida em desenvolvimento, essencialmente modelos 911 Carrera modificados com sistema de tração nas quatro rodas conhecido internamente como 953, foram inscritos no Rally Paris-Dakar de 1984, terminando em 1º (René Metge), 6º (Jacky Ickx) e 25º. Esses carros testaram o sistema de tração integral a ser usado no 959. Ao contrário do Campeonato Mundial de Rally, o Dakar não exigia um número mínimo de carros fabricados para homologação. Em 1985, três carros foram inscritos no rally Dakar com a carroceria 959 proposta e o resto dos sistemas, mas ainda usavam o motor dos 953 carros de rally. Estes carros não terminaram (apenas um devido a falha mecânica). Posteriormente, a Porsche equipou os carros com turbo alimentadores. Dois carros largaram no Rallye des Pharaons em outubro de 1985. Um deles pegou fogo, enquanto Saeed Al-Hajri e John Spiller alcançaram uma vitória impressionante com seu 959. No Rally Paris-Dakar 1986, o 959 terminou em primeiro (René Metge) 2ª (Jacky Ickx) e 6ª.

Quando o 959 estava pronto para produção e homologação em 1987, o programa do Grupo B foi cancelado totalmente um ano antes, encerrando assim a participação da Porsche no Grupo B.

Se inscreva

Curta

Compartilhe com quem gosta

Instagram: @brothersincarsoficial

Quer contribuir com uma doação com qualquer quantia para ajudar o Canal Brothers in Cars Oficial?

Chave Pix : [email protected]

Muito Obrigado!

#youtube #youtuber #instagram #music #love #follow #tiktok #spotify #like #youtubers #explorepage #youtubechannel #gaming #video #twitch #memes #instagood #hiphop #subscribe #facebook #gamer #viral #rap #explore #art #ps #k #artist #soundcloud #bhfyp

Комментарии

Информация по комментариям в разработке