ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO - DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Описание к видео ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO - DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O abdome agudo obstrutivo é a segunda causa de abdome agudo.

As bridas e aderências são as principais causas e ocorrem nos pacientes que possuem cirurgias prévias, principalmente no intestino delgado.

A dor é do tipo cólica (víscera oca), com períodos de melhora e de piora. Apresenta distensão abdominal e timpanismo à percussão. Os ruídos hidroaéreos estão aumentados no início (metálicos) e reduzidos ou ausentes no final.

Abdome agudo obstrutivo alto (acima da válvula ileocecal) caracteriza-se por vômitos precoces e parada de eliminação de gases e fezes tardia, pouca distensão abdominal e tendência a alcalose metabólica.

Abdome agudo obstrutivo baixo (abaixo da válvula ileocecal) caracteriza-se por parada de eliminação de gases e fezes precoce e vômitos tardios, muita distensão abdominal e tendência a acidose metabólica.

O raio X de abdome em pé e deitado é muito característico com a presença de níveis hidroaéreos escalonados, empilhamento de moedas e edema de parede de alças.

O tratamento é cirúrgico sempre que houver sinais de complicação como peritonite ou obstrução em alça fechada.

Sempre que se suspeita de bridas como causa da obstrução (cirurgia prévia) e na ausência de complicações, pode-se tentar o tratamento clínico com sonda nasogástrica, hidratação analgesia e reavaliações seriadas com possibilidade de melhora do quadro, evitando-se outra laparotomia. Caso apareça peritonite ou caso o quadro não se resolva indica-se o tratamento cirúrgico.
  / dr.fabiocolagrossipaesbarbosa  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке