Neste episódio, o pastor Ted Wilson fala sobre a morte e a promessa da ressurreição, assunto da vigésima sexta crença fundamental dos adventistas do sétimo dia.
Uma das perdas mais dolorosas e devastadoras que podemos experimentar é a perda de um ente querido. Embora a dor possa diminuir com o tempo, a memória dessa pessoa especial permanece conosco.
Mas temos uma esperança incrível de ver nossos entes queridos novamente. Jesus disse em João 11:25: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá". Essa promessa nos assegura que a morte não é o fim de tudo. Nele, há vida eterna.
Quando começa a eternidade?
1 Timóteo 6:16 nos diz que só Deus possui imortalidade, habitando em luz inacessível. Em contraste, os humanos são seres mortais. Gênesis 2:7 diz: “formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”, ou “ser vivente”, em outra tradução. Para ser uma alma vivente, é preciso ter o fôlego de vida e um corpo.
Quando Deus criou Adão e Eva, Ele lhes deu o livre arbítrio, o poder de escolha. Eles poderiam obedecer ou desobedecer a Ele. Mas se eles comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal, eles “certamente morreriam” (Gênesis 2:17).
Infelizmente, Satanás contradisse a advertência de Deus, tentando Eva: “É certo que não morrereis” (Gênesis 3:4). Mas depois que pecaram, Adão e Eva descobriram que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Deus lhes disse: "até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás" (Gênesis 3:19).
A Crença Fundamental Adventista do Sétimo Dia #26 declara: "O salário do pecado é a morte. Mas Deus, o único que é imortal, concederá vida eterna a Seus remidos. Até aquele dia, a morte é um estado inconsciente para todas as pessoas. Quando Cristo, que é a nossa vida, Se manifestar, os justos ressuscitados e os justos vivos serão glorificados e arrebatados para o encontro de seu Senhor. A segunda ressurreição, a ressurreição dos ímpios, ocorrerá mil anos mais tarde".
A morte é um estado inconsciente, um sono profundo do qual a pessoa espera a ressurreição. "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma" (Eclesiastes 9:5). "Os mortos não louvam o SENHOR, nem os que descem à região do silêncio" (Sl 115:17).
Daniel também falou da morte como um sono, dizendo: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno” (Daniel 12:2).
Jesus ecoou este conceito de morte. Referindo-se a Lázaro, Ele disse a Seus discípulos: "Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo" (João 11:11). Ao mesmo tempo, Ele estava se referindo à Sua própria ressurreição, que aconteceria em breve.
Como a morte é um sono, há ressurreição. Isso é possível através da morte e ressurreição de Cristo. “Se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé” (1 Coríntios 15:13, 14).
“Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo" (versículos 20-22).
Além disso, Ellen White diz no livro O Grande Conflito, página 644: "Por entre as vacilações da Terra, o clarão do relâmpago e o ribombo do trovão, a voz do Filho de Deus chama os santos que dormem. Ele olha para a sepultura dos justos e, levantando as mãos para o céu, brada: ‘Despertai, despertai, despertai, vós que dormis no pó, e surgi!’ Por todo o comprimento e largura da Terra, os mortos ouvirão aquela voz, e os que ouvirem viverão".
Porque Jesus vive, podemos viver também. Mas, como aprendemos em Daniel 12:2 anteriormente, alguns serão elevados à “vergonha e horror eterno”. Isso se refere à segunda ressurreição, na qual aqueles que rejeitaram a Cristo como seu Salvador serão ressuscitados para seu julgamento final e destruição, assunto que discutiremos no próximo episódio.
"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;.depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras" (1 Tessalonicenses 4:16-18).
Que grande certeza de que Jesus está vindo e que Ele tem poder sobre a morte!
Saiba mais sobre morte e ressurreição em adv.st/crencas.
Информация по комментариям в разработке