Cesare Lombroso: o pai da Criminologia?

Описание к видео Cesare Lombroso: o pai da Criminologia?

Conheça um pouco mais da história de Cesare Lombroso, conhecido por muitos como o "pai" da Criminologia. Será que não vale a pena tirar ele da lista de livros "muito citados, mas pouco lidos"? Esse é o tema do primeiro episódio do Introcrim.

Edição e Produção: Cênica Filmes
Roteiro: Ricardo Alves Krug
Apresentação: Ricardo Alves Krug

ERRATA:
Ao mencionar o "naturalismo das gerações anteriores", refere-se ao jusnaturalismo.

____
Notas de Rodapé:
1. Paolo Marzolo (1811-1868) foi um filósofo, médico e linguista italiano. Sua principal contribuição para o desenvolvimento das ideias de Lombroso foi a tese de que a linguagem pode ser utilizada para definir a história natural do homem – é dizer, Lombroso aprendeu com Marzolo à correlacionar os diferentes estágios da linguagem com o progresso da civilização, numa demonstração de sua correlação com uma evolução biológica do ser humano.

2. O conceito de atavismo (do Latim: atavus, ancestral) postulava uma reversão à um tipo de homem primitido ou subhumano, caracterizado fisicamente por uma variedade de traços morfológicos remanescentes dos macacos e primatas inferiores. Tal conceito também entendia que indivíduos atávicos tinham a mentalidade de homens primitivos, verdadeiros "atrasos" biológicos à estágios anteriores de evolução; esses atrasos é que seriam, inevitavelmente, contrários às leis e expectativas da sociedade moderna. Apesar do permanência da influência de Lombroso pelo tempo, é importante destacar que, mesmo durante sua vida, seu trabalho foi amplamente criticado - especialmente na Inglaterra - por sua leitura equivocada de Darwin.

3. O Labeling Approach, ou Teoria do Etiquetamento, é uma teoria criminológica marcada pela ideia de que as noções de crime e criminoso são construídas socialmente a partir da definição legal e das ações de instâncias oficiais de controle social a respeito do comportamento de determinados indivíduos. Segundo esse entendimento, a criminalidade não é uma propriedade inerente a um sujeito, mas uma "etiqueta" atribuída a certos indivíduos que a sociedade entende como delinquentes. Em outras palavras, o comportamento desviante é aquele rotulado como tal. É importante afirmar, entretanto, que nem toda a criminalidade é decorrente de controle social - e que tal teoria, dentre suas diversas críticas, carece de explicações estruturais para as razões específicas para o etiquetamento de grupos específicos de pessoas.

____
Referências Bibliográficas:

DUNNAG, Jonathan. The legacy of Cesare Lombroso and criminal anthropology in the post-war Italian police: a study of the culture, narrative and memory of a post-fascist institution. In: Journal of Modern Italian Studies. Vol. 22. No. 3. pp. 365-384.
GATTI, Uberto; VERDE, Alfredo. Cesare Lombroso: methodological ambiguities and brilliant intuitions. In: International Journal of Law and Psychiatry. Vol. 32. pp. 19-26.
HAVELOCK, Ellis. The criminal. London: W. Scott Pub. Co., 1914.
LOMBROSO, Cesare. Crime: Its Causes and Remedies. Trans. Henry P. Horton. London: William Heinemann, 1911.
RAMSLAND, Katherine. The measure of a man: Cesare Lombroso and the criminal type. In: The Forensic Examiner. Winter 2009. pp. 70-72.
WOLFGANG, Marvin E. Pioneers in Criminology: Cesare Lombroso (1835-1909). In: The Journal of Criminal Law, Criminology, and Police Science. Vol. 52, No. 4. pp. 361-391.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке