Nesse vídeo falamos sobre o momento em que São Pedro Damião, Bispo de Ostia, Doutor da Igreja, condenou o jogo de xadrez e enviou uma carta direta ao Papa Alexandre II denunciando a situação de um Bispo de Florença que jogava Xadrez.
Compre o livro de Gomorra de Pedro Damião: https://amzn.to/3zrUOQd
Compre o jogo de xadrez mostrado no vídeo: https://amzn.to/3XqnPnt
Assista outros vídeos sobre Xadrez nessa playlist: • Jogo de Xadrez
Referência:
Carta de São Pedro Damião para o Papa Alexandre II (1061 ou 1062)
Contenho minha caneta, pois coro de vergonha ao acrescentar as frivolidades mais vergonhosas, a saber, caça, falcoaria e especialmente a loucura dos dados ou xadrez, que indiscutivelmente exibem o padre como um ator mímico, mas principalmente fazem de seus olhos, mãos e língua, ao mesmo tempo, um verdadeiro mímico.
Portanto, se eu relatar claramente o que aconteceu comigo com o venerável bispo da cidade de Florença, acredito que não será inadequado para edificação. Uma vez, quando eu era seu companheiro de viagem e tinha chegado ao nosso alojamento a noite, retirei-me para a cabana de um padre, mas ele sentou-se na casa espaçosa com a multidão de viajantes. Na manhã seguinte, no entanto, meu ajudante me disse que o referido bispo havia assumido a liderança no xadrez. Esta palavra certamente picou meu coração mais agudamente como uma flecha e infligiu uma ferida de desagrado. Então, escolhendo uma hora que me pareceu boa, fui até o homem e o ataquei amargamente, selecionando este começo para minha repreensão: 'Eu seguro varas', eu disse, 'em minhas mãos erguidas, e procuro dar golpes, se alguém submeter suas costas.' Ele disse, “Prove o pecado, e não recusarei a penitência.” “Muito bem”, eu respondi; 'e era seu dever à noite tomar parte na vaidade do xadrez, e contaminar sua mão, o ofertante do corpo do Senhor, e sua língua, o mediador entre Deus e Seu povo, pela contaminação de um esporte ímpio, especialmente quando a autoridade canônica decreta que os bispos que são jogadores de dados (aleatores) devem ser depostos? E aquele homem que lucra a quem a autoridade efetivamente condenou, mesmo que o julgamento não recaia sobre ele de fora?” Ele, no entanto, fez um escudo de defesa para si mesmo da diferença dos nomes, e disse: “Xadrez “scachus” é uma coisa, dados “alea” outra; essa autoridade, portanto, proibiu o jogo de dados, mas por seu silêncio permitiu o xadrez.” Ao que respondi: “O decreto não menciona xadrez “scachus”, mas inclui a classe de cada jogo sob o nome de alea. Portanto, quando alea é proibido, e nada é dito explicitamente sobre scachus, fica estabelecido além da sombra de dúvida que cada jogo é incluído sob o mesmo nome, e condenado pela autoridade de uma decisão.” Então ele, um homem de disposição branda e intelecto agudo, abandonando suas contendas, humildemente assentiu, resolveu com uma promessa segura que a falta nunca mais se repetiria, e pediu que uma penitência fosse imposta a ele. Logo decretei que ele deveria correr cuidadosamente pelo saltério três vezes, e lavar os pés de doze homens pobres, com o pagamento de tantas moedas, e seu repouso. Por este raciocínio, é claro, que como esta culpa é cometida antes de tudo com as mãos, ao lavar os pés do pobre, ele deveria antes lavar as próprias mãos da contaminação da culpa e, sobretudo, dos vestígios da boca alheia. Assim ele restaurou a paz com o Senhor, a quem havia ofendido com piadas chorosas.Mas dissemos isso para que se saiba, pela correção de outro, quão vergonhoso, quão insensato, quão repugnante é zombar de um padre pela correção do outro.
Информация по комментариям в разработке