Margarida Bessa - Fado Mouraria

Описание к видео Margarida Bessa - Fado Mouraria

Margarida Bessa foi uma das concorrentes ao 1º Grande Prémio do Fado, promovido pela RTP. Entre os oito concorrentes finalistas (a final decorreu no Coliseu do Porto a 24 de Março de 1994,) que estavam na corrida para vencer esse certame, Margarida Bessa, na altura interpretando o "Fado Alexandrino" (Carlos Freire/Alfredo Duarte) ficou empatada com outro concorrente na primeira posição. Contudo, a vitória seria atribuída ao outro fadista.
Em 1995, a fadista edita o o seu primeiro disco de originais de seu nome "Fado". Este trabalho conta com um alinhamento de 12 temas e nele é visível que Margarida Bessa alimenta um estilo de cantar o fado de onde emerge como principal referencial, uma das figuras maiores do Universo fadista, no caso concreto D. Maria Teresa de Noronha. Com uma boa dicção e sentida interpretação, percebemos de forma clara aquilo que canta e facilmente se reconhece o seu talento na interpretação da canção nacional.
Deixo aqui a interpretação do Fado Mouraria (Maria Helena Bota Guerreiro/Jaime Santos). É acompanhada na guitarra portuguesa por Paulo Parreira e na viola de acompanhamento por Francisco Gonçalves.

Letra

Porque será que não canto
Como canta a cotovia ?
O meu cantar nem é pranto
É gemer numa agonia !

Chora sim, meu coração
Tens razão para o fazer
Matou a vida a ilusão
Que não tornas a viver

Sofrer fez-me diferente
Dizes tu e tens razão
Pois não é impunemente
Que se tem um coração

Ando a cumprir uma pena
Mas crime não cometi
Só sei que ela me condena
A viver longe de ti

Комментарии

Информация по комментариям в разработке