Porque as LÂMPADAS ENFRAQUECEM ao LIGAR o CHUVEIRO? 🤔😧

Описание к видео Porque as LÂMPADAS ENFRAQUECEM ao LIGAR o CHUVEIRO? 🤔😧

⚡️SITE DA MEGATRON: https://eletr.co/megatron_221023
------
⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://eletr.co/aula?utm_content=MsP...

--------------------------

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
➽ https://eletr.co/fala-eng

--------------------------
Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links?utm_content=Ms...

--------------------------

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://eletr.co/nr10?utm_content=MsP...

--------------------------
Porque as LÂMPADAS ENFRAQUECEM ao LIGAR o CHUVEIRO? 🤔😧

Meu querido, você já reparou que em algumas residências, ao ligar o chuveiro, as lâmpadas chegam a ficar mais fracas, e que em alguns casos, até alguns aparelhos deixaram de funcionar?

Bom, no vídeo de hoje vou te ensinar três coisas:

1 - O que é essa tal queda de tensão?
2 - Como descobrir qual é o cabo adequado levando em consideração essa queda?
3 - Dois jeitos de resolver a questão das lâmpadas enfraquecendo ao ligar o chuveiro?

Seguinte, já adianto que não tem nada de mistério, o que está acontecendo é nada mais nada menos do que uma das consequências da queda de tensão.

A queda de tensão é um efeito causado tanto pelo aumento da distância percorrida pela corrente elétrica em um circuito, como também pelo mal dimensionamento do circuito.
Por isso, saber dimensionar corretamente uma instalação faz toda a diferença.

E apesar de muitos eletricistas ignorarem esse problema, vamos ensinar a fazer os cálculos certos para você saber como resolver este problema, pois às vezes, apenas aumentar em uma seção o cabo não irá resolver o problema.

O item 6.2.7 da NBR 5410 apresenta os valores máximos admitidos para queda de tensão de maneira detalhada. De maneira resumida, a NBR 5410 define que a queda máxima de tensão em circuitos terminais de utilização não deve exceder 4% da tensão nominal, e a queda total de tensão ao longo do circuito não deve exceder 6%.

Sendo assim, como saber então qual cabo usar para evitar a queda de tensão?
isso é simples meu querido, basta usarmos a seguinte fórmula:

Sc = I x ( L x 2 )
58 x ΔV

Onde:
S= Seção do cabo ( mm2 )
I= Corrente do Circuito (A)
L= Distância do circuito
58 = Condutibilidade do cobre
ΔV= Valor queda de tensão conforme a tensão do circuito

Observo que esta forma é usada para sistemas monofásicos (127V / 220V)

Para entender melhor, vamos a um exemplo prático não tão comum mas bem didático:

Tenho um chuveiro com potência de 5500W, instalado a 30 metros do meu QDC em um duto exclusivo para ele. A tensão para alimentar este chuveiro é de 127V. Sendo assim, aplicando a lei de ohm, a corrente deste circuito é de 5500W / 127V = 43,3A, isso sem considerar a distância ainda.

A maioria dos “instaladores experientes” iria adotar um cabo de 6mm² e disjuntor de 40A, porque segundo eles AGUENTA. Mas consultando a tabela 36 da norma o cabo de 6mm2 suporta até 41A no método de instalação B1 Porém, vamos ver qual a seção correta para atender a este circuito.

Já sabemos que a corrente do circuito é de 43,3A. Também sabemos que a distância do circuito é de 30 metros. A condutibilidade do cobre, também sabemos, é uma constante no valor de 58. Agora nos resta calcular o valor da queda de tensão. Como disse antes, o valor da queda de tensão não deve exceder 4%. Neste caso temos então 127Vx4% = 5,08V

Agora basta substituir tudo na fórmula:

Sc = 43,3 x ( 30 x 2 ) = 2598 = 8,81
58 x 5,08 294,64

A seção do cabo para atender este circuito para que ele tenha a máxima eficiência deve ser de 10mm2, já que não existe a “bitola” de 8,8 mm²

Tá André, beleza, o cabo do chuveiro nesse caso tá mal dimensionado, mas porque isso afeta em toda instalação fazendo as lâmpadas piscarem ou ficarem mais fracas?

Infelizmente o chuveiro elétrico ainda é o vilão da conta de luz!
Sua potência é muito alta, e cada vez mais lançam chuveiros que esquentam mais, daí gastam mais.

Mesmo que você dimensione corretamente o circuito do chuveiro, nesse caso use cabo 10mm², não adianta nada se a alimentação da casa estiver mal dimensionada!

Aqui em Minas ainda tem muito padrão monofásico de 40A, com cabo 6mm² alimentando uma casa inteira ainda. Nas zonas rurais então, é mais comum o padrão estar próximo ao poste de distribuição (pois a CEMIG limita a 30 metros) e muito mas muito longe da casa em si. Eu mesmo já fiz redes aéreas rurais com 100, 200 metros e algumas delas, infelizmente sem poder trocar o padrão por questões dos próprios clientes.

Quando liga o chuveiro nesse tipo de rede distante irmão, a queda de tensão atua bruscamente, afetando o funcionamento das lâmpadas, dos eletrodomésticos e tudo que tiver ligado!

Комментарии

Информация по комментариям в разработке