Resumo de Ritmos Respiratórios

Описание к видео Resumo de Ritmos Respiratórios

Alguns padrões respiratórios anormais:

Respiração de Cheyne-Stokes: caracteriza-se por ciclos de hiperventilação e hipoventilação (até apnéia); tal padrão é observado nas lesões hemisféricas bilaterais, principalmente decorrentes de hipoxia. (John Cheyne, médico escocês, 1777-1836)

Hiperventilação neurogênica central: padrão respiratório rápido (freqüência em torno de 25 incursões/min), regular e profundo; embora tenha um valor localizatórjo específico, descrita em lesões mesencefálicas.

Respiração apnêustica: há uma fase inspiratória prolongada seguida por apnéia, que pode ser seguida por uma salva inspiratória; este padrão ocorre nas lesões pontinas.

Respiração de Biot (ou atáxica): ritmo totalmente irregular e sem sincronismo, caracteristicamente observado em lesões bulbares. tipo de respiração curta e rápida com pausas que duram entre 10 a 30 segundos. Pode ser observada em casos de meningite, sendo sinal de mau prognóstico. (Camile Biot, médico francês, 1878-1963)

Respiração deprimida: consiste num padrão superficial, lento e ineficaz, causado por depressão bulbar geralmente por drogas.

Respiração Kussmaul: tipo de respiração em que se verifica uma inspiração rápida e profunda, seguida de uma pausa, uma expiração súbita, em geral seguida de nova pausa. Encontra-se nos doentes em coma diabético e é uma respiração com hiperventilação que tenta compensar a acidose diabética.(Adolf Kussmaul, médico alemão, 1822-1902)

Комментарии

Информация по комментариям в разработке