ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E O CENÁRIO ATUAL | Resumo de Sociologia para o Enem

Описание к видео ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E O CENÁRIO ATUAL | Resumo de Sociologia para o Enem

📚 E-book gratuito com resumos do que mais cai em Ciências Humanas, Linguagens e Redação: http://bit.ly/2XkPac8

E aí, anjos! Vem para essa aula linda com a professora Heloísa, aprendendo mais sobre como a organização social do trabalho influencia as dinâmicas e relações do dia-a-dia, e como o crescimento da tecnologia possibilitou profundas transformações nas relações de trabalho, gerando um novo cenário de desemprego e subempregos. Dá o play! :D

Conheça nosso curso gratuito: https://goo.gl/2rebsa

Aula escrita deste conteúdo: https://cursoenemgratuito.com.br/orga...

#Sociologia #Enem #Trabalho

O trabalho, de uma forma ou de outra, está sempre presente na vida cotidiana. Nesta aula, veremos como a organização social do trabalho é pensada pela Sociologia e como esta organização influencia a dinâmica da vida social e da relação entre os indivíduos. Com o desenvolvimento cada vez mais rápido da tecnologia, surgem novas configurações nas relações trabalhistas que podem acarretar o aumento de desempregos e subempregos.

Quando compramos e utilizamos um produto como uma simples calça jeans, por exemplo, nem sempre paramos para pensar em todo o processo de produção. Para produzi-la, foi necessário o cultivo do algodão nos campos e fazendas, sua transformação em um tecido, o corte e costura para transformá-lo em calça jeans, o transporte até as lojas para, finalmente, a roupa ser vendida para você. Quanto trabalho ​​envolvido numa única peça de roupa, não é mesmo? Hoje em dia, podemos até comprar essa peça de roupa via internet, o que requer outros tipos de trabalho ​​envolvidos até o produto chegar até você.

Quando pensamos na produção de um determinado produto, além do que cerca os trabalhos formais, no presente podemos verificar outras condições que derivam do processo de produção de bens materiais. Esse é o caso de subempregos, empregos informais ​​e desemprego​. Mas, será que as coisas sempre foram assim?

Em algumas sociedades antigas já havia a hierarquização entre os diferentes trabalhos​, que eram utilizados como forma de diferenciar e classificar as pessoas. O trabalho braçal​, por exemplo, era entendido como uma atividade repugnante e, muitas vezes, associado à servidão e escravidão. Enquanto isso, o trabalho intelectual era​ mais valorizado. A partir da chamada Idade Moderna, com o estabelecimento do capitalismo ​como principal forma de sistema de produção, a organização social​ do trabalho ​sofreu transformações profundas que ainda reverberam nos dias atuais.

Para o sociólogo alemão Max Weber, a explicação da transformação dos entendimentos acerca da ideia de trabalho ​– antes visto de forma negativa – está na ascensão do protestantismo, pois o movimento religioso considerava o trabalho como algo que dignifica o ser humano.

Conforme Weber afirma em seu famoso livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo​”, o protestantismo pregava que o caminho para a salvação espiritual era uma vida regrada e voltada para o trabalho​​. Além disso, a religião condenava a preguiça, o ócio e o luxo. Sendo assim, o sucesso no trabalho ​​era sinônimo de boa conduta e desenvolvimento espiritual e, portanto, de salvação. A ideologia protestante ainda indicava a acumulação dos frutos do trabalho no lugar do consumo, o que, para Weber, foi fundamental para o desenvolvimento do capitalismo​.

Continue lendo nossa aula escrita: https://cursoenemgratuito.com.br/orga...

GOSTOU DO VÍDEO?
// Inscreva-se no canal
// Dá um joinha
// Deixe seu comentário
// Compartilhe com os amigos

REDES SOCIAIS
// FACE /cursoenemgratuito/
// INSTA @cursoenemgratuito
// TWITTER @enemgratuito

O Curso Enem Gratuito é um canal independente de difusão de conteúdos de apoio à aprendizagem e de informações sobre programas e oportunidades de acesso ao Ensino Superior.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке