O Instituto Quabales é uma organização sociocultural sem fins lucrativos, inspirado nos ritmos afro diaspóricos e na linguagem do grupo STOMP-NYC, foi criado em 2012 por Marivaldo dos Santos e Fernanda Mello, com o desejo de transformar realidades por meio da arte, educação e sustentabilidade, com sede no Complexo de Amaralina, periferia de Salvador, atua com ações para a comunidade oferecendo formações gratuitas. O Instituto Quabales, por meio de atividades integradas, fomenta e desenvolve competências artísticas, empreendedoras e tecnológicas, para crianças, jovens e idosos com foco em cultura, meio ambiente e economia criativa, no fortalecimento cooperativo de vínculos e a convivência produtiva em comunidades periféricas.
A metodologia é prática e participativa com avaliação contínua, estruturadas em dois eixos formativos.
1. Eixo Sociocultural – Oficinas artísticas como dança, percussão, capoeira, canto e violão, onde promove o desenvolvimento psicosocial e o despertar da expressão artística e valorização da cultura local,
2. Eixo de Capacitações Técnicas – Cursos profissionalizantes, como inglês, robótica, auxiliar administrativo, ampliando oportunidades de inserção no mercado e fortalecendo a inclusão socioprodutiva.
Responsabilidade socioambiental e atividades complementares também são incorporados nas atividades ministradas por profissionais habilitados, numa conexão de teoria à experiência cotidiana com ênfase na aprendizagem individual, coletiva e troca de saberes, para que as habilidades adquiridas sejam aplicáveis e transformadoras.
O Instituto Quabales alinha suas iniciativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo educação, inclusão social, sustentabilidade e geração de oportunidades nas periferias de Salvador.
Através de oficinas gratuitas de arte, cultura e cidadania, o Instituto contribui para o ODS 4, assegurando acesso à educação de qualidade e desenvolvimento integral, com inclusão de PCDs e diferentes faixas etárias. Os conteúdos abordam cidadania, meio ambiente e justiça social.
No âmbito do ODS 8, promove capacitação profissional em música, empreendedorismo e administração, facilitando o acesso ao trabalho decente e à inserção na economia criativa, impulsionando a geração de renda nas comunidades.
O compromisso com o ODS 10 se reflete na priorização de mulheres, pessoas negras, idosos e PCDs, promovendo representatividade, equidade e respeito à diversidade.
Com foco no ODS 12, o Instituto adota práticas sustentáveis, como a reutilização de materiais reciclados em oficinas de percussão e funcionamento como ponto de coleta seletiva, destinando resíduos a cooperativas locais e assim fortalecendo a economia circular.
Complementarmente, em parceria com instituições, realiza ações de saúde preventiva voltadas a crianças, jovens e mulheres, atuando como agente de transformação e fortalecimento da coesão social.
Conheça mais nossas atividades em nosso perfil
@quabales e @quabalesbanda no Instagram
Информация по комментариям в разработке