Debate sobre o Documentário "A Flor do Buriti" com Luis Henrique Mioto.

Описание к видео Debate sobre o Documentário "A Flor do Buriti" com Luis Henrique Mioto.

Não perca este debate que ocorreu após a exibição especial do documentário "A Flor do Buriti", seguida de um debate aprofundado com o cineasta Luis Henrique Mioto e os indígenas Genilda Rodrigues e Cleber Kronun, ambos Kaingang. O debate, mediado por Caio Cesaro, explorará as questões e impactos abordados no filme, que relata os últimos 80 anos da comunidade Krahô na aldeia Pedra Branca, no Tocantins. O documentário revela a trágica história do massacre de 1940 e as consequências da Ditadura Brasileira sobre os Krahô, que ainda enfrentam desafios contínuos pela preservação de sua terra e direitos fundamentais.

Acompanhe a discussão sobre as violências passadas e presentes e a luta pela sobrevivência e resistência desse povo indígena. Esta é uma oportunidade única para compreender mais profundamente a história e as atuais questões enfrentadas pelos Krahô, com uma perspectiva enriquecedora e direta dos envolvidos.

PROJETO "SESSÃO LONDRINA" - EXIBIÇÃO ESPECIAL GRATUITA COM DEBATE APÓS O FILME
Este encontro especial foi realizado com o patrocínio da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Prefeitura de Londrina, como parte do projeto Sessão Londrina.

Após a exibição do filme haverá um debate com a participação online do Cineasta Luis Henrique Mioto e dos indígenas Genilda Rodrigues (Kaingang) e Cleber Kronun (Kaingang), mediado por Caio Cesaro.


Sinopse

A Flor do Buriti acompanha os últimos 80 anos dos Krahô na comunidade da aldeia Pedra Branca, no Tocantins. Em 1940, duas crianças desse povo indígena encontraram um boi perigoso perto da sua aldeia, no meio da floresta em plena escuridão. Era o ponto inicial de um terrível massacre, cometido por dois fazendeiros da região, onde morreram dezenas de indígenas. Durante a Ditadura brasileira, no ano de 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos, obrigados e forçados a integrar uma unidade militar. Hoje, os Krahô continuam sua árdua caminhada pela resistência sobre a sua terra que ainda sangra sob diante de velhas e novas ameaças. Eles tentam reinventar a cada dia infinitas formas de continuar persistindo pelo direito básico de todo mundo, mas que para eles é constantemente negado: o direito à vida. O documentário visa abordar as violências praticadas naquele trágico período que continuam a ecoar na memória das novas gerações.


Conheça nossas mídias sociais:

Instagram: @espacovillarica

Site: villarica.com.br

https://linktr.ee/cinevillarica

Compartilhe esse vídeo:

# #

Комментарии

Информация по комментариям в разработке