Fagocitose e Pinocitose (Endocitose) - Mais biologia; Roger Maia

Описание к видео Fagocitose e Pinocitose (Endocitose) - Mais biologia; Roger Maia

Inscreva-se no canal:    / maisbiologiaroger  
Siga-me no instagram: @rogermaiabio

A endocitose é o processo de transporte de substâncias e materiais do meio extracelular para o meio intracelular por meio de bolsas feitas da própria membrana plasmática. Se difere de exocitose, porque endocitose se refere à entrada de materiais para o meio intracelular, enquanto que exocitose envolve a saída de materiais para o meio extracelular. A endocitose pode ainda ser separada em FAGOCITOSE e PINOCITOSE.

Fagocitose (do grego "phagein" = comer; "kytos" = célula) consiste na obtenção de partículas de tamanhos maiores, geralmente bactérias ou outros microorganismos, pela expansão da membrana em torno do objeto a ser capturado. Essa expansão da membrana é chamada de "pseudópodes"(pés falsos). Os pseudópodes abraçam a partícula ser englobada envolvendo-a totalmente em uma bolsa membranosa, chamada de fagossomo (do grego "phagein" = comer, "soma"= corpo). Diversas células fazem fagocitose, como protozoários (ameba) e células de defesa do nosso corpo (macrófagos e neutrófilos).

Pinocitose (do grego "pinein" = beber) consiste no englobamento de partículas menores que as da fagocitose, geralmente líquidos. Nesse processo, a membrana plasmática aprofunda-se em direção ao citoplasma e forma um canal que se estrangula nas bordas. Diferente da fagocitose, na pinocitose não há projeção do citoplasma, mas invaginação, aprofundamento. A vesícula formada nesse processo é chamado de pinossomo ( do grego "pinein" = beber, "soma" = corpo). Esse processo é também muito comum e uma célula humana é capaz de englobar por dia quantidades de líquido superiores a várias vezes seu próprio volume.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке