Santuário Memorial Frei Damião Cidade de Guarabira - PB

Описание к видео Santuário Memorial Frei Damião Cidade de Guarabira - PB

O Santuário Memorial Frei Damião, situado na cidade de Guarabira (Paraíba), é um projeto arquitetônico composto de um museu e uma estátua, em homenagem ao frade capuchinho Frei Damião de Bozzano, um missionário do Nordeste brasileiro. Atualmente é considerada a terceira maior estátua do Brasil.
A inauguração, em dezembro de 2004, contou com a presença de mais de 50 mil fiéis. Foram realizadas parcerias entre a Diocese de Guarabira, a prefeitura de Guarabira e o governo do estado da Paraíba em sua edificação.
O santuário foi projetado pelo Arquiteto Alexandre Azedo e o Memorial Frei Damião, de autoria do Arquiteto paraibano Gilberto Guedes. A construção da obra foi iniciada em 27 de março de 2000. O Santuário foi arquitetado pela Diocese de Guarabira e também foram muito importantes para a sua construção, a então prefeita de Guarabira (2000) Léa Toscano, e seu marido o deputado estadual Zenóbio Toscano.
O local foi transformado em santuário através de um decreto emitido pelo então administrador apostólico Dom Jaime Vieira Rocha em 2007, tendo como primeiro reitor o padre Gaspar Rafael Nunes.
Em 29 de abril de 2013, Dom Lucena, bispo de Guarabira entregou o Santuário de Frei Damião aos cuidados da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, da qual o Servo de Deus Frei Damião fazia parte. Nomeando reitor o Frei José Walden de Oliveira, OFMcap. Atualmente, administra o local o padre José André da Silva Anselmo, está sendo o sexto reitor do Memorial.
Frei Damião de Bozzano, nascido Pio Giannotti, OFMCap (Bozzano, 5 de novembro de 1898 — Recife, 31 de maio de 1997) foi um frade italiano radicado no Brasil. Está em processo de beatificação, tendo recebido os títulos de servo de Deus e venerável.
obs. A Festa de Nossa Senhora da Luz é uma manifestação de origem católica realizada na cidade de Guarabira/PB e em todas as cidades que tem como santa padroeira, a Virgem da Luz. Esta devoção que surgiu em Portugal e chegou até essa cidade através do Português José Gonçalves da Costa. Datada de 1760 a Festa da Luz é a mais conhecida e populosa festa de padroeiro do interior paraibano. Todos os anos milhares de pessoas lotam tanto a festa religiosa quanto a profana no municipio.
Os festejos começam em Janeiro, com a novena que acontece todas as noites e as tardes na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Luz. E termina em 02 de Fevereiro e envolve uma missa campal com procissão em seu encerramento.
Paralelamente com os festejos religiosos, ocorre a parte legal da Festa, no Parque do Poeta Ronaldo Cunha lima, sendo realizada tradicionalmente no final de Janeiro e dura até o dia 02 de Fevereiro; dia de Nossa Senhora da Luz.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке