Manoel Cyrillo - Passagem do tempo na prisão na Ditadura Civil-Militar

Описание к видео Manoel Cyrillo - Passagem do tempo na prisão na Ditadura Civil-Militar

Como citar:
NETTO, Manoel Cyrillo de Oliveira. Entrevista sobre militância, resistência e repressão durante a ditadura civil-militar. Memorial da Resistência de São Paulo, entrevista concedida a Kátia Felipini e Marcela Boni em 16/08/2013.

Manoel Cyrillo de Oliveira Netto nasceu em 25 de julho de 1946 em Salvador. Estudante secundarista em São Paulo, fazia parte de um grupo de jovens residentes do bairro de Perdizes que se reunia para discutir política. Ao lado de outros três companheiros do mesmo grupo, decidiu ingressar na Ação Libertadora Nacional (ALN) como membro de um Grupo Tático Armado (GTA) da organização, colaborando com ações de guerrilha urbana no ano de 1969, dentre elas a tomada da Rádio Nacional e o sequestro do embaixador americano. Foi preso em 30 de setembro de 1969 no município de São Sebastião, no litoral norte paulista, por agentes da OBAN após delação de um ex-companheiro. Cumpriu dez anos de cadeia, passando por diversos estabelecimentos do Estado de São Paulo. Foi parcialmente anistiado e liberto em setembro de 1979 após a promulgação da Lei da Anistia, cumprindo ainda dois anos em liberdade condicional. Após a soltura, ingressou profissionalmente no ramo da publicidade através da agência de seu primo Duda Mendonça. Voltou para São Paulo em 1986 e anos depois abriu sua própria agência em Campinas. No período da redemocratização, trabalhou na elaboração de campanhas partidárias de ex-militantes. Atualmente não exerce uma militância partidária, mas mantém-se ativo na luta pela preservação da memória política colaborando de diversas formas.

Coleta Regular de Testemunhos - C037 - Manoel Cyrillo

Você conhece o Programa Coleta Regular de Testemunhos?
Atualmente com mais de 120 entrevistas, o Programa tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a história do Deops/SP a partir do registro de testemunhos de ex-presos e perseguidos políticos, familiares de mortos e desaparecidos, bem como de outros cidadãos que trabalharam nessa instituição ou que por dever do ofício a frequentaram.
Com a intenção de aprofundar o conhecimento, promover debates e estimular o desenvolvimento de novas pesquisas, o Memorial da Resistência de São Paulo disponibiliza os testemunhos na íntegra à consulta pública.
Para pesquisar nosso banco de dados e conferir as condições e termos de consulta às entrevistas, acesse nosso site: http://memorialdaresistenciasp.org.br...

Ficha Técnica:

Programa de Pesquisa do Memorial da Resistência de São Paulo:
Julia Gumieri
Luiza Giandalia
Camila Alvarez Djurovic

Edição e Finalização do Vídeo:
Julia Gumieri

Vinheta:
Núcleo de Ambientes Digitais de Aprendizagem da Universidade Metodista de São Paulo

Crédito das músicas:
Abertura: Flowing de Eric Roberts
Encerramento: Dawn Mist de FreePlay Music
Plataforma: Freeplaymusic

Uso do vídeo disponível apenas para fins educacionais.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке