História da Comunidade São Francisco de Assis - Vila Bertine I I - Americana SP

Описание к видео História da Comunidade São Francisco de Assis - Vila Bertine I I - Americana SP

A comunidade de São Francisco de Assis, Bairro Vila Bertine, pertence à Paróquia de São Vito, na cidade de Americana SP.
Diocese de Limeira São Paulo. Originou-se em 24 de outubro
de 1.982. Um pequeno grupo de família, cuja a finalidade era de
juntos meditar o evangelho e colocar em prática. Resolveram
então construir uma espécie de barracão em uma favela localizada na Vila Najar, hoje Vila Bertine em um terreno que
fora concedido pela Prefeitura Municipal de Americana - SP
A idéia da construção do barracão junto à favela deve-se ao interesse de dar uma maior oportunidade aos moradores, que estavam muito isolados da comunidade e, junto com eles, formar uma grande família. Nesta época, o pároco era o Padre Geraldo César , cujo apoio foi essencial para a nova comunidade que se formava. A idéia da construção do barracão junto à favela deve-se ao interesse de dar uma maior oportunidade aos moradores, que estavam muito isolados da comunidade e, junto com eles, formar uma grande família. Nesta época, o pároco era o Padre Geraldo Moreira César , cujo apoio foi essencial para a nova comunidade que se formava.

O simples barraco recebeu o nome de Capela de São Francisco de Assis, onde nasceu a comunidade São Francisco de Assis. Neste local passou a ser realizada a Celebração da Eucaristia todos os domingos e também outras atividades como Catequese de 1ª Eucaristia com crianças e adultos, Catequese do Crisma, Clube de Mães, Círculos Bíblicos. Foi também aí que contamos com a ajuda do então pároco Padre Gleiton Pinheiro de Miranda, que durante anos, ajudou nossa comunidade a crescer. Com o passar do tempo, o bairro aumentou e, conseqüentemente, a participação na comunidade também, ficando a capela pequena demais para abrigar os fiéis. Então, deu-se início à construção de um Centro Comunitário, em 1984, também em terreno do bairro pertencente à Prefeitura, para onde foram transferidas todas as atividades da antiga capela.

E a comunidade não parava de crescer... Com a morte do Padre Gleiton, o Padre João Luiz Vieira das Neves veio para nossa paróquia e deu continuidade ao trabalho de seu antecessor. O espaço Centro Comunitário também se tornava pequeno demais para abrigar tantas pessoas, e as atividades desenvolvidas ampliavam-se cada vez mais: cursos de preparação para o Batismo, Reuniões de Vicentinos, Grupo de Oração...
Em 1992, com a ajuda do Padre João Luiz, criou-se uma comissão com o nome de Conselho Administrativo, que, levando em consideração o desejo de que a comunidade possuísse um local definitivo para a construção de sua Igreja, com salas de Catequese e salão de festas, se mobilizou e, solicitou, junto à Prefeitura Municipal, uma área no bairro através de Concessão. No final de 1992, o pedido foi aceito pela Câmara Municipal de Vereadores e prefeito da época. Foi concedida uma área, na mesma quadra do Centro Comunitário. O Padre João Luiz e o nosso Bispo, Dom Ercílio Turco, foram os assinantes do Contrato de Concessão

No início de 1993, fizemos um pedido à ADVENIAT, instituição da Alemanha que financia projetos de Igrejas Católicas na América Latina, e ela nos concedeu uma ajuda financeira. Com esta valiosa ajuda, iniciamos a construção de nossa Igreja. Com a ajuda da comunidade, que, nas fases mais difíceis e trabalhosas da construção organizava multirões de trabalho, conseguimos, em 1996, realizar a primeira missa em nosso novo espaço. Comemoramos o nosso padroeiro, São Francisco de Assis, saindo do Centro Comunitário e indo para a igreja nova, para nos instalarmos definitivamente aí. Essa missa teve a presença de nosso bispo Dom Ercílio, que fez a inauguração oficial da igreja. Desde então, fomos terminando nossa construção. Pintura, forro, piso, sacrário, salas de Catequese, Salão de Festas... tudo o que temos e o que somos hoje devemos ao povo que compõe nossa comunidade, pois tudo o que conquistamos foi com a presença e ajuda desse povo, que hoje se reúne, celebra a sua vida, e louva a Deus pelos dons preciosos que ele nos oferece.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке