👇👇🏻👇🏼👇🏾RECADOS IMPORTANTES 👇🏾👇🏼👇🏻👇
Responsáveis pelo canal:
👩⚕️Thanielle Simionato
Médica , Cirurgiã Geral e Ap. Digestivo
CRMRS 36844/ RQE 28425/ RQE 32295
CRMSC 29740 / RQE 19657/ RQE 19658
👨🏻⚕️Vinícius Borgmann
Médico, Cirurgião Geral e Oncológico
CRMRS 36845/ RQE 28410/ RQE 35445
CRMSC 29615 / RQE 19602 / RQE 19599
👉🏻 As informações contidas nos vídeos NÃO pretendem substituir a consulta ao profissional médico, trata-se de vídeos meramente educativos, objetivando apenas orientar e ajudar a entender melhor doenças que acometem a população
👉🏿A Medicina é uma ciência em constante mudança e quando divulgamos um vídeo novo utilizamos as informações baseadas no que temos disponível na literatura naquele momento. Por isso, os vídeos podem ficar desatualizados com o passar do tempo.
====================================================================
(1) O que são as hepatites virais?
As hepatites virais são causadas por cinco tipos de vírus – A, B, C, D e E – que infectam as células do fígado, causando sua inflamação.
(2) Quem pode ter uma hepatite viral?
Qualquer pessoa pode contrair a infecção pelos vírus das hepatites.
(3) Como se sabe se a pessoa tem alguma hepatite viral?
Geralmente por exames de sangue.
(4) Como as hepatites virais são transmitidas?
Hepatite A
É uma doença viral aguda de grupo de transmissão fecal-oral (em que está o HAV). Tem seu mecanismo de transmissão ligado a condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.
Hepatite B
É uma doença sexualmente transmissível, sendo a via sexual a mais relevante para a transmissão da hepatite B. Todavia, também pode ser transmitida por meio do compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas, colocação de piercing, procedimentos de tatuagem e manicure/pedicure com materiais não esterilizados, compartilhamento de utensílios e objetos de higiene contaminados com sangue (escovas de dente, lâminas de barbear ou de depilar), acupuntura, procedimentos médico-odontológicos, transfusão de sangue, hemoderivados e hemodiálise, sem as adequadas normas de biossegurança.
Além do sangue, outros líquidos orgânicos, como sêmen e secreção vaginal, podem constituir fontes de infecção.
Hepatite C
A principal via de transmissão da hepatite C é o contato com sangue contaminado e o uso/compartilhamento de materiais que perfuram a pele, sendo estes os mesmos já descritos para a hepatite B. Por isso, o uso de materiais cortantes, tais como alicates de cutícula, espátulas, lâminas de barbear e depilar, devem ser individualizados. Os materiais de uso hospitalar e odontológico, quando não forem descartáveis, necessitam ser devidamente esterilizados, e o descarte dos materiais deve seguir as normas de biossegurança. A transmissão vertical (quando a mãe transmite o vírus para o bebê durante a gestação ou parto), ainda que em menor proporção, também ocorre.
Hepatite D
É importante entender que só terão hepatite D aquelas pessoas que já estão infectadas pelo vírus da hepatite B. Dessa forma, a transmissão da hepatite Delta é igual à do vírus B, ou seja, por meio do contato com sangue ou outros líquidos orgânicos, como sêmen e secreção vaginal contaminados.
Hepatite E
A transmissão da hepatite E assemelha-se à da hepatite A, ou seja, se dá pela via fecal-oral, ocorrendo principalmente por meio de água e alimentos contaminados por fezes humanas ou de animais. Além disso, a transmissão pode acontecer pelo consumo de carne suína mal cozida ou crua.
(5) Quais são os sintomas das hepatites?
As hepatites virais podem não apresentar sinais e sintomas.
Variam conforme o tipo, se são agudas ou crônicas.
Porém, quando aparecem, estes podem se manifestar com:
• Febre;
• Vômitos;
• Fraqueza (fadiga);
• Mal-estar;
• Dor abdominal;
• Enjoo/náuseas;
• Perda de apetite;
• Urina escura (“cor de coca-cola”);
• Icterícia (olhos e pele amarelados);
• Fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro)
(6) Como se proteger das hepatites virais?
Hepatites A e E
Lavar as mãos depois de ir ao banheiro, após trocar fraldas das crianças e antes de comer ou preparar alimentos;
Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e carne suína;
Hepatites B, C e D
Para evitar a infecção pelas hepatites B, C e D, orientar as pessoas a adotarem as seguintes precauções:
Realizaroesquemacompletodavacina contra a hepatite B, que geralmente é feito com a aplicação de três doses no intervalo de 0, 1 e 6 meses.
Evitar contato com sangue e outros fluidos contaminados;
Usar camisinha em todas as relações sexuais;
Exigir material esterilizado ou descartável nos consultórios médicos e odontológicos, e na realização de acupuntura;
Não compartilhar objetos para o uso de drogas (agulhas, seringas, cachimbos ou canudos); •Buscar atendimento médico ao apresentar qualquer sinal ou sintoma da doença, ou em caso de exposição a alguma situação de transmissão das hepatites virais.
Информация по комментариям в разработке