Carl Menger - O fundador da Escola Austríaca de Economia | Prof. Anderson

Описание к видео Carl Menger - O fundador da Escola Austríaca de Economia | Prof. Anderson

Curso Online de História da Filosofia: https://hotm.art/historiadafilosofia-...

Conheça nossos outros cursos: https://filosofiatotal.com.br/

------------------------------------------------------------------------------------------
Carl Menger e o início da Escola Austríaca de Economia
------------------------------------------------------------------------------------------

Carl Menger (1840- 1921) foi o fundador da Escola Austríaca de economia. Sobre seus Princípios de economia política (1871) se formaram seus numerosos discípulos. Em 1883 Menger publica as Pesquisas sobre o método das ciências sociais e em particular da economia política. Aqui ele, em primeiro lugar, reforça o primado da teoria econômica. Isso e feito contra as concepções da "jovem" escola histórica alemã da economia e de seu líder reconhecido Gustav Schmoller, concepções que reduzem o estudo da economia a pesquisas de história de fatos econômicos. Sem teoria econômica, afirma Menger, não há explicação de fatos econômicos nem previsão.
Carl Menger, além disso, põe em evidência o fato das inevitáveis consequências não intencionais das ações humanas intencionais, e faz ver como a maior parte das instituições sociais - e principalmente as mais importantes (a linguagem, a moeda, a formação de muitas cidades, o Estado, o mercado etc.) – são justamente o resultado não intencional das ações humanas dirigidas a outro objetivo.
Schmoller reagiu violentamente, em uma recensão do livro de Carl Menger, em relação às teses deste último; e Carl Menger replicou a Schmoller com um ensaio cheio de sarcasmo, escrito sob a forma de cartas a um amigo: Os erros do historicismo (1884).
Não discípulos, mas seguidores entusiastas de Carl Menger, foram Eugen von Bohm-Bawerk (1851-1914) e Friedrich von Wieser (1851-1926). Bohm-Bawerk e autor da obra monumental: Capital e interesse; vol. I: História e critica das teorias do interesse do capital (1884); vol. 11: Teoria política do capital (1889). De 1896 e A conclusão do sistema marxista, trabalho que foi definido como o mais poderoso ataque já feito contra a economia marxista.
De Wieser e a Teoria da economia social (1914), um tratado sistemático que se refere a determinação do valor não só no caso do mercado de concorrência perfeita, mas também no caso da economia social. Neste livro são discutidos problemas de finança pública e questões ligadas as escolhas de um ministro socialista da produção. Outra obra de Wieser e A lei do poder (1926). Conhecida de um público mais amplo e O fim da Áustria
(1919).
Carl Menger, portanto, representa a primeira geração da Escola austríaca de economia. A segunda geração é representada por Bohm-Bawerk e Wieser. Ludwig von Mises (1 881-1973) é, sem dúvida, o representante mais ilustre da terceira geração.

------------------------------
PROF. ANDERSON
------------------------------

O Prof. Anderson é licenciado em Filosofia com habilitação em Sociologia, advogado especializado em direito do trabalho e apaixonado pelas Ciências Humanas.
Possui o maior preparatório online de Filosofia e Sociologia para o ENEM e Vestibulares com vídeo aulas dinâmicas, material de apoio, muitas questões e simulados.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке