Preto Zezé diz que moradores de favelas "escondem o CEP" para não serem bloqueados de empregos

Описание к видео Preto Zezé diz que moradores de favelas "escondem o CEP" para não serem bloqueados de empregos

O convidado do 14º episódio do UrbCast é uma das maiores lideranças das favelas no Brasil: Preto Zezé. Além de ativista social, ele é empresário, produtor cultural e atualmente um dos conselheiros da Central Única de Favelas (Cufa), tendo ocupado a presidência nacional e global da instituição por mais de uma década. Liderança nas favelas, transformação social, racismo e a parceria com o projeto social da cantora americana Beyoncé são alguns dos assuntos que englobam a conversa.

Outrora, conforme relata Preto Zezé neste trecho do podcast, ele precisava ‘esconder’ o CEP de onde morava, na Favela das Quadras, na capital cearense, para que não fosse bloqueado de uma iminente vaga de emprego. Isso porque, nas palavras dele, há um certo estigma sobre as favelas.

“Depois eu vi que isso é uma realidade de quem vem desses territórios, que muitas vezes esconde o seu CEP para não ser bloqueado em alguma oportunidade de trabalho, que requer um estigma sobre esse lugar”, diz o cearense, nascido em Fortaleza.

Esse cenário, segundo ele, é mais um impulso na luta em apresentar a favela como uma potência, como sendo uma oportunidade de apresentar uma outra leitura do território. “A gente já sabe que tem as dificuldades, que tem os problemas, mas existe uma coisa além do que as pessoas estão fazendo lá. As pessoas estão sobrevivendo, estão virando o jogo, fazendo acontecer”, diz.

“Mostrar esse repertório é uma forma também de forçar a mente da gente a olhar pra lá e não vê só dificuldade. Não vê só violência, não vê só ‘bala comendo’, não vê só tragédia”, emenda.

A íntegra deste episódio está disponível nos canais da UrbNews no YouTube e Spotify. Apresentado pela jornalista e editora-chefe Juliana Girão, o UrbCast conecta temas e pessoas que se destacam no cenário local.

A atração vai ao ar quinzenalmente e já recebeu, entre outros nomes, o cantor Xand Avião, os apresentadores de TV Niara Meirele e Luiz Esteves, o trio de cantores Marcelo Di Holanda e Mateus Faria, juntamente com Cleane Sampaio, a cantora católica Ticiana de Paula, Raquel Cabral e o pequeno Marcello, que tem síndrome de down e mais.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке