Periculosidade para eletricistas

Описание к видео Periculosidade para eletricistas

O cálculo do percentual de periculosidade para pagamento a eletricistas é previsto em lei. Quando o trabalho se dá em alta tensão, seja em ambiente industrial ou não, é devida remuneração extra ao eletricista calculada a partir do salário base.

Este vídeo explica como e quando o eletricista recebe uma porcentagem extra no salário devido a periculosidade. Explicamos também a partir de quantos volts se considera alta tensão para o recebimento da periculosidade.

A existência ou não de insalubridade para o trabalho do eletricista predial ou automotivo é assunto de outro vídeo em que abordaremos também a CLT e aspectos relacionados à aposentadoria.

Dentre os objetivos deste vídeo, destacamos:
- Explicação do que é a periculosidade e qual a legislação sobre o tema.
- Quais os profissionais tem direito a este benefício.

Abordamos os seguintes itens no decorrer deste vídeo:
- A definição da periculosidade é de responsabilidade do MTE (Ministério do trabalho e emprego).
- Hoje são consideradas periculosas 5 áreas de trabalho entre elas as que envolvem a eletricidade.
- O adicional de periculosidade garante um valor de 30% do salário para aqueles trabalhadores que se enquadram nesta situação de trabalho.
- Em 2012 houve uma mudança na legislação que altera a antiga legislação de 1985 sobre o tema da periculosidade. Esta nova lei dita que uma norma tem de regulamentar o que é a periculosidade.
- Em 2014 a NR16 que trata de periculosidade lança o anexo 4 que trata e tipifica a periculosidade em atividade elétricas.

Partes em destaque neste vídeo (editar anotações):
00:40 - A periculosidade a as normas regulamentadoras tem muito em comum, a NR10 estabelece vários critérios usados na NR16.
02:10 - Os parâmetros de segurança são estabelecidos por outras normas como a NBR5410, de caráter técnico porem visando sempre a segurança.
03:04 - É interessante entende para quem e para onde foi criada a NR10 e quais são seus objetivos.
04:29 - As normas como a NBR5410 fazer padronização e estabelecem critérios para segurança e funcionalidade de circuitos elétricos e outros.
05:33 - Um ponto importante sobre a periculosidade é o trabalho em circuitos desenergizados, mas para isso é preciso entender o quais os processos que são estabelecidos para se garantir a desenergização.
07:05 - Outros pontos importantes das normas técnicas é o estabelecimento de requisitos para os dispositivos de segurança como o dispositivo diferencial residual.
08:18 - A norma NR10 obriga que o profissional em eletricidade seja treinado para conhecer os riscos e estabelecer métodos para que as atividades em eletricidade sejam executadas.
09:36 - Tratar de símbolos nas normas é garantir uma padronização também nos projetos elétricos.
10:54 - A periculosidade pode ser observada em ligações clandestinas onde nenhum padrão ou critério técnico é adotado sendo considerado crime.

Outros vídeos que complementam este assunto:
- NR10 - O que é? Curso online para todo eletricista! |    • NR10 - O que é? Curso online para tod...  

Participam deste vídeo:

Henrique Mattede
  / henrique.mattede  

Edição de vídeo: Alex Teixeira Benfica

#MEL_00358
--
O Mundo da Elétrica é um canal de eletricidade, elétrica e eletrônica com vídeos de qualidade para você aprender pelo celular, tablet ou na TV da sua sala. Elétrica para todos! Aulas online, manuais em PDF, esquemas elétricos e explicações!

Participe do Mundo da Elétrica:
No Youtube (clique e se inscreva): http://goo.gl/vXru8M
Site Mundo da Elétrica: http://www.mundodaeletrica.com.br
Pelo Facebook:   / mundodaeletrica  
Pelo Google Plus: https://plus.google.com/+Mundodaeletr...
Pelo Twitter:   / mundodaeletrica  
Pelo Linkedin: https://goo.gl/S8lcwp

Комментарии

Информация по комментариям в разработке